Dinâmicas Criativas de um Patrimônio Imaterial: a transmissão oral do teatro-dança Bharata-Nâtyam em Mysore (Índia)

Autores

  • Katia Légeret (Université Paris 8 – Paris, França) université Paris 8

Palavras-chave:

Transculturalidade, Patrimônio Imaterial, Teatro e Dança, Teatro Indiano, Bharata-Nâtyam

Resumo

Os pesquisadores interessados pelos patrimônios do teatro-dança indiano encontram um grande obstáculo: o da oralidade, pois os arquivos escritos e audiovisuais são raríssimos. Os pesquisadores devem passar por uma formação profissional para ter acesso aos materiais de pesquisa e poder interpretá-los. O estudo de caso do estilo Bharata-Nâtyam de Mysore, envolve esta observação participante do pesquisador-artista e mostra que a vitalidade desta herança depende da criatividade de cada
transmissão local e individual – segundo seu contexto social, estético, religioso e político – e não das obras ditas acabadas e reconhecidas por um público nacional ou internacional.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

Légeret (Université Paris 8 – Paris, França), K. (2022). Dinâmicas Criativas de um Patrimônio Imaterial: a transmissão oral do teatro-dança Bharata-Nâtyam em Mysore (Índia). Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(3), 466–489. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/57861

Edição

Seção

Pesquisa em Artes Cênicas