Acessibilidade / Reportar erro

Corpografias Urbanas

The Urban Bodygraphy

La "Corpographie" Urbaine

RESUMO

O presente artigo explora um conceito de dramaturgia híbrida que se produz no fluxo intenso do corpo performativo com a/na cidade. Procura analisar, com base em algumas leituras recentes sobre o corpo e suas dramaturgias, aquelas produções cênicas que, apoiando-se nesta tríade corpo-cidade-performatividade, visam promover o encontro do ator-performer com a cidade, acionando novas possibilidades de intervenção neste espaço público. As corpografias que aí se descortinam, no embate entre o performer, os passantes e o ambiente, constituem foro privilegiado para uma discussão acerca da dimensão política e pedagógica deste trabalho.

Palavras-chave:
Ator-performer; Cidade; Corporeidade; Performatividade; Pedagogia

ABSTRACT

This article explores the concept of hybrid drama produced in the heavy flow of the performative body with/the/in the city. Based on some recent readings on the body and its dramaturgy, it tries to analyze those stage productions which, supported by this body-city-performativity triad, aim to promote the meeting of the actor-performer with the city, triggering new possibilities of intervention in this public space. The Corpografias {bodygraphies} that unfold within the clash between the performer, bystanders, and the environment is a privileged locus for a discussion about the pedagogical and political dimension of this work.

Keywords:
Actor-performer; City; Bodiliness; Performativity; Pedagogy

RÉSUMÉ

Cet article explore le concept de dramaturgie hybride qui se produit dans le flux intense de l'échange du corps performatif avec/dans la ville. À partir de quelques lectures récentes sur le corps et ses dramaturgies, il propose une analyse des productions scéniques qui, s'appuyant sur cette triade corps-ville-performativité, cherchent à promouvoir une rencontre entre l'acteur-interprète et la ville, explorant de nouvelles possibilités d'intervention dans l'espace public. Les "corpographies" qui s'y déroulent dans cette confrontation entre l'artiste, les spectateurs et l'environnement constituent un terrain privilégié pour une réflexion autour de la dimension pédagogique et politique de ce travail.

Mots-clés:
Acteur-interprète; Ville; Corporéité; Performativité; Pédagogie

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • AGIER, Michel. Antropologia da Cidade - lugares, situações, movimentos. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.
  • BADIOU, Alain. A dança como metáfora do pensamento. In: BADIOU, Alain. Pequeno Manual de Inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. P. 79-96
  • BECKETT, Samuel. O Despovoador / Mal Visto Mal Dito. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • BHABHA, Homi K. Nuevas Minorias, Nuevos Derechos: notas sobre cosmopolitismos vernáculos. 1. ed. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2013.
  • BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
  • CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • FERRAZ, Maria Cristina Franco. Homo Deletabilis. Corpo, percepção, esquecimento do século XIX ao XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
  • FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/SESC-SP/Perspectiva, 2001.
  • GONZÁLES, María Laura. Intervenciones en el Espacio Público: performance, mirada y ciudad. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 727-741, set./dez. 2013.
  • GREINER, Christine. O Corpo. Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Anna Blume, 2005.
  • ICLE, Gilberto. Da performance na educação: Perspectivas para pesquisa e a prática. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: UFSM, 2013. P. 9-22.
  • NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Versão para E-books. E-books Brasil, 2002. Acesso em: 21 out. 2013.
  • POE, Edgar Allan. Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe. Disponível em: <Disponível em: http://www.gabrieltorres.xpg.com.br/puc/homem_multidao.pdf >. Acesso em: 28 nov. 2013.
    » http://www.gabrieltorres.xpg.com.br/puc/homem_multidao.pdf
  • RANCIÈRE, Jacques. El Espectador Emancipado. Buenos Aires: Manatial, 2010.
  • TORRENS, Valentin. Pedagogia de la Performance - programas de cursos y talleres. Huesca: Disputación Provincial de Huesca, 2007.
  • 1
    Paraíba em Liquidação, com a participação dos Coletivos Sala Preta e Líquida Ação, sob a coordenação de Eloisa Brantes. Contou ainda com um grupo de estudantes de Artes Visuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A mostra de teatro e artes de rua, Tomada Urbana, foi organizada pelo Coletivo Teatral Sala Preta, de Barra Mansa.
  • 2
    "La palavra liminal es usada para referirse a um lugar de transformación, espacio y sentido de indeterminación dentro de lós procesos culturales y rituales; esto denota el reino de umbral o um hueco. Entendido como um hueco, lo liminal implica una etapa de transformación en la que otra etapa, o formas de identidad o relación, nacen" (Torrens, 2007, p. 31).
  • 3
    NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Versão para E-books. E-books Brasil, 2002. Acesso em: 21 out. 2013.
  • 4
    POE, Edgar Allan. Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe. Disponível em: <http://www.gabrieltorres.xpg.com.br/puc/homem_multidao.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2013.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2014

Histórico

  • Recebido
    21 Ago 2013
  • Aceito
    29 Nov 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com