Acessibilidade / Reportar erro

Teatro Pobre: meta ou caminho?

Poor Theatre: goal or path?

Théâtre Pauvre: objectif ou chemin?

GROTOWSKI, Jerzy. Para um Teatro Pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Ed. Dulcina, 2011

RESUMO

Este texto é uma resenha do livro Para um Teatro Pobre, de Jerzy Grotowski, recentemente publicado no Brasil com nova tradução de Ivan Chagas. Primeiramente, apresenta-se um breve histórico desse livro, que é uma das mais importantes obras escritas na área de Artes Cênicas, uma vez que contribuiu expressivamente para estabelecer novos parâmetros para o fazer teatral, nas últimas décadas do século XX. Após esse breve histórico, são sinteticamente descritas as principais ideias e conceitos apresentados ao longo do livro, tais como as noções de: 'teatro pobre', 'ator santo' e 'via negativa'. Por último, a nova tradução é criticamente comentada, dando destaque à mudança do título feita por Ivan Chagas, antes traduzido como Em Busca de Um Teatro Pobre.

Palavras-chave:
Teatro; Ator; Atuação; Grotowski; Teatro Laboratório

ABSTRACT

This article is a critical review of the book Towards a Poor Theatre by Jerzy Grotowski, recently published in Brazil with a new Portuguese version by Ivan Chagas. This book is considered one of the most important works ever written in the field of the Performing Arts, having contributed to setting new standards for theatre as a practice in the late twentieth century. In this review a brief background of the book is presented and its main ideas are briefly described, such as the notions of: 'poor theater', 'holy actor' and 'via negativa'. Ivan Chagas's translation is critically discussed, especially his change of title.

Keywords:
Theater; Actor; Acting; Grotowski; Laboratory Theater

RÉSUMÉ

Cet article est un résumé critique du livre Vers un Théâtre Pauvre de Jerzy Grotowski, récemment publié au Brésil avec une nouvelle traduction d'Ivan Chagas. Ce livre est considéré comme l'un des ouvrages les plus importants dans le domaine des arts du spectacle, ayant contribué à établir de nouveaux paramètres pour la pratique théâtrale, aux dernières décennies du XXème siècle. Après une brève présentation de l'histoire de ce livre, les principaux concepts introduits par l'auteur sont ici soulignés, tel que les notions de 'théâtre pauvre', d''acteur saint' et de 'voie négative'. La traduction est aussi commentée, notamment le changement du titre dans cette nouvelle edition.

Mots-clés:
Théâtre; Acteur; Performance; Grotowski; Théâtre Laboratoire

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BANU, Georges (Org.). Ryszard Cieslak: acteur emblème dês années soixante. Paris: Actes Sud, 1992.
  • BARBA, Eugenio. A Terra de Cinzas e Diamantes. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • BROOK, Peter. Avec Grotowski. Rio de Janeiro: Editora Dulcina, 2011.
  • BROOK, Peter. O Espaço Vazio. Lisboa: Orfeu Negro, 2008.
  • BROOK, Peter. O Teatro e seu Espaço. Petrópolis: Ed. Vozes Limitada, 1970.
  • BROOK, Peter. The Empty Space. Nova York: Atheneum, 1968.
  • CAMPO, Giuliano. Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: Realizações Ed, 2012.
  • CARREIRA, André. Grotowski y el Teatro de Grupo em el Brasil. Cuadernos de Picadero, Buenos Aires, Instituto Nacional Del Teatro, n. 5, p. 29-33, mar. 2005.
  • GARCIA, Silvana. Apocalypsis cum Brasilia Figura: traços da presença de Grotowski no Brasil. Cuadernos de Picadero, Buenos Aires, Instituto Nacional del Teatro, n. 5, p. 33-38, mar. 2005.
  • GROTOWSKI, Jerzy . Para um Teatro Pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Ed. Dulcina, 2011.
  • GROTOWSKI, Jerzy . Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
  • GROTOWSKI, Jerzy . Meeting with Grotowski. In: The Theatre in Poland, n. 7. Varsóvia: Varsovie Author Agency, 1972. P. 8-10.
  • GROTOWSKI, Jerzy; FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski (1959-1969). São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Perspectiva/SESC-SP, 2007.
  • KUMIEGA, Jennifer. The Theater of Jerzy Grotowski. London and New York: Methuen, 1985.
  • MENCARELLI, Fernando. Grotowski e a Criação Teatral Contemporânea no Brasil. Meditações performáticas latino-americanas II, Belo Horizonte, FALE/UFMG, n. 2, p. 29-37, 2004.
  • MOTTA-LIMA, Tatiana. Conter o Incontível: apontamentos sobre os conceitos de 'estrutura' e 'espontaneidade' em Grotowski. Sala Preta, São Paulo, USP, n. 5, p. 47-67, 2005.
  • MOTTA-LIMA, TatianaPalavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Perspectiva , 2012.
  • OSINSKI, Zbigniew. Grotowski's Laboratory. Warsaw: Interpress Publishers, 1979.
  • RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as Ações Físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
  • 1
    Refiro-me aqui às publicações de: Trabalhar com Grotowski sobre as ações-físicas (Richards, 2012), Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959 -1974 (Motta-Lima, 2012), Avec Grotowski (Brook, 2011), Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski (Campo, 2012), O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969 (Grotowski, 2007 e 2010), A Terra de Cinzas e Diamantes (Barba, 2006).
  • 2
    Refiro-me à realização do Seminário Internacional Jerzy Grotowski: uma vida maior do que o mito (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2009), às pesquisas de Motta-Lima, Mencarelli e outros pesquisadores brasileiros.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    17 Nov 2012
  • Aceito
    18 Dez 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com