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Algumas Notas sobre Living Room e I am America

Notes on The Living Room and I am America

Quelques Notes sur Living Room et I am America

RESUMO

Depois de delinear brevemente a premissa que move a pesquisa artística e individual dos dois ramos do Workcenter, este texto procura contar a experiência do espectador, ou melhor da testemunha, no encontro com The Living Room e I am America nas versões de 2009-2012. O apelo crítico dessa forma de arte (somente dessa?) não pode deixar de passar por uma problematização radical do papel do interpretante.

Palavras-chave:
Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards; Jerzy Grotowski; Open Program; Mario Biagini; Performance

ABSTRACT

After briefly outlining the premise driving the individual artistic research on two branches of the Workcenter, this text deals with the experience of the viewer, or rather witness, in watching 2009-2012 stagings of The Living Room and I am America. The critical appeal of this art form (only this one?) has to undergo a radical questioning of the interpreter's role.

Keywords:
Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards; Jerzy Grotowski; Open Program; Mario Biagini; Performance

RÉSUMÉ

Après avoir posé brièvement les fondements sur lesquels s'appuie la recherche artistique et individuelle des deux branches du Workcenter, ce texte cherche à raconter l'expérience du spectateur, ou plutôt celle du témoin dans sa rencontre avec The Living Room et I am America dans les versions de 2009-2012. L'appel critique de cette forme d'art (seulement de celle-là?) ne peut pas se passer d'une problématisation radicale du rôle de l'interprétant.

Mots-clés:
Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards; Jerzy Grotowski; Open Program; Mario Biagini; Performance

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Referências

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  • TRUNGPA, Chögyam. Crazy Wisdom. Boston: Shambhala, 2001.
  • 1
    "La tentative d'accomplir cette tension ne pourrait être qu'à travers le sacrifice et le martyr; où pour sacrifice on veut dire une sacralisation de la vie comme élimination de ce qui est superflu et de l'ego, et pour martyr, témoignage. La tentative est celle d'achever toutes ses propres potentialités, pour être prêts pour le Silence" (Berardinis, 2009). A tentativa de cumprir essa tensão não poderia ser senão através do sacrifício e do martírio, onde por sacrifício entendemos uma sacralização da vida como eliminação daquilo que é supérfluo e do ego e, por martírio, testemunho. A tentativa é a de alcançar todas as suas próprias potencialidades, para estar prontos para o Silêncio} (Berardinis, 2009).
  • 2
    O principal corpus de referência que está na base das performances atuais do Open Program é constituído a partir da produção poética de Allen Ginsberg (2006).
  • 3
    Crazy Wisdom School é o nome dado por Ginsberg para a associação dos artistas beat e fazia referência ao mestre tibetano Chögyam Trungpa (2001).
  • 4
    J. Grotowski "Il bar planetario è davvero un luogo interessante". In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario. Opere e Sentieri, I: Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Bulzoni, Roma, 2007-2008. P. 15-16.
  • 5
    Curzio e Rodriguez são atuantes do grupo e aqui se faz referência a uma sequência de I am America
  • 6
    Todas as performances dirigidas por Thomas Richards pertencem à categoria das Actions e recebem de tempos em tempos um título específico.
  • 7
    Carlo Sini é um filósofo italiano com o qual eu colaboro e que segue o trabalho do Workcenter. Em relação à sua reflexão sobre teatro, ou melhor, sobre o complexo das "artes dinâmicas" veja Sini (2012).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    29 Set 2012
  • Aceito
    30 Nov 2012
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