Autoethnographic (D)escriptions: performance in dialogue with anthropological research approaches
Palavras-chave:
Autoethnography, Anthropology, Performance, Performance Analysis, Dance WritingResumo
The goal of this article is to develop the notion of sensory autoethnographic (d)escription to experience possibilities of making the scene present through writing. The article draws on anthropology of art and performance studies to analyze three poetic writings and the mediated senses based on the experience of seeing the shows Caprichosa voz que vem do pensamento, by Aderbal Freire Filho, Maria Alice Poppe and Tato Taborda, Casa de especiarias, by Terpsí Teatro de Dança, directed by Carlota Albuquerque, and a dance video by the dancer Marcela Reichelt. It is concluded that autoethnographic (d)escription as a writing genre is a means of making the scene present and illustrates new perspectives in which the personal experience is inscribed.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.