Do movimento ao som, do som ao movimento: relações bioculturais entre dança e música

Autores

  • Andréia Nhur Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Dança Contemporânea, Processos de Criação, Movimento, Som, Ciências Cognitivas

Resumo

O presente artigo versa sobre as interações entre corpo e som em processos de criação demarcados pela relação entre dança, música e experimentos sonoros. A partir das obras Peças Fáceis, do Grupo Pró-Posição, e Z, de Alejandro Ahmed, este estudo aventa aproximações teóricas entre os campos da Dança e da Cognição Musical Incorporada, a fim de refletir sobre processos de percepção e mediação em corpos-artistas que se movem, interagem com instrumentos musicais e vocalizam. As obras analisadas, cada uma à sua maneira, ventilam som e movimento como processos inacabados, cuja culminância se dá pelo atravessamento mútuo e biocultural entre corpo e ambiente.

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Biografia do Autor

Andréia Nhur, Universidade de São Paulo

Artista, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes

Publicado

2020-09-12

Como Citar

Nhur, A. (2020). Do movimento ao som, do som ao movimento: relações bioculturais entre dança e música. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(4), 01–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100069

Edição

Seção

Processos de Criação