De Registros a Reflexões sobre o Corpo em Processo de Criação

Autores

  • Mônica Medeiros Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Corpo, Processo de criação, Registro, Ressonância

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o corpo por meio do estudo dos registros de movimento do processo de criação do espetáculo Aldebaran, do Grupo Oficcina Multimédia. Com o objetivo de pensar o corpo, realizou-se observação inventiva, leitura corpórea de desenhos de movimento e revisão da literatura. Discute-se os registros como instâncias mnemônicas performativas que viabilizam ressonâncias corpóreas entre o estudioso do processo e a imagem do movimento. O corpo em ressonância apresenta-se como condição para interações poéticas de constituição da cena de dança e teatro, podendo a ressonância ser considerada como operador corpóreo da fruição artística e práticas de alteridade.

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Biografia do Autor

Mônica Medeiros Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Artes Cênicas e da Pós -graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG.

Publicado

2020-09-12

Como Citar

Ribeiro, M. M. (2020). De Registros a Reflexões sobre o Corpo em Processo de Criação. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(4), 01–27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100061

Edição

Seção

Processos de Criação