Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Estudos da Presença tem como principal finalidade a divulgação de pesquisas artístico-científicas no campo das Artes Cênicas e nas áreas de interface que dão sustentação e mantém diálogo com as diferentes linguagens e os múltiplos contextos das artes e das ciências do espetáculo vivo, em especial, a Educação, a Antropologia, a Filosofia e a História.

A revista publica, preferencialmente, trabalhos oriundos de estudos teóricos, experimentações práticas, pesquisas, reflexões e debates polêmicos e atuais, procurando oferecer aos seus leitores textos de qualidade e excelência, tanto de pesquisadores nacionais como traduções de trabalhos de pesquisadores estrangeiros.

A linha editorial da revista contempla temáticas e metodologias inovadoras e de pouca divulgação nos veículos da área, enfatizando a experimentação e as abordagens contemporâneas, além de publicar trabalhos já consagrados no que tange à forma e/ou à argumentação. A ideia de Presença funciona para a linha editorial como um catalisador por intermédio do qual confluem perspectivas de pesquisa e análise que tenham como ênfase os processos criativos, em especial no teatro e na dança.

Publicam-se textos inéditos em português ou espanhol. Os autores lusófonos e hispanofalantes devem enviar uma versão em inglês após a revisão em português para uma publicação bilíngue. A revista aceita originais em inglês e francês de autores estrangeiros e providencia versões para o português para publicação bilíngue.

A revista é organizada em seções temáticas que visam a induzir temas e abordagens, criando interfaces entre metodologias e teorias diferentes, assim, a revista dá preferência a textos que façam avançar a posição dos conhecimentos em Artes Cênicas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Brasileira de Estudos da Presença recebe tanto propostas de textos individuais quanto proposições de seções temáticas. Ambos são avaliados pelo princípio da avaliação cega por pares, ou seja, a partir de pareceres de, pelo menos, dois especialistas de Estados ou países diferentes do Estado ou país do autor.

A revista aceita textos sob a forma de artigos científicos, evitando receber para avaliação textos que sejam: apenas projetos de pesquisa ou relatórios; somente revisão de literatura; recortes de trabalhos acadêmicos sem adaptação; relato de experiência sem discussão teórica aprofundada; incompletos ou insuficientemente elaborados para a temática que propõem; fora da área das Artes Cênicas e das áreas correlatas; escritos de maneira não acadêmica ou que contenham muitos erros de linguagem e digitação; formatados a partir de regras diferentes das praticadas pela revista.

A Revista publica, ainda, ensaios, em função da importância que esse tipo de texto tem para a área, além de documentos de artistas, ou seja, textos livres, experimentais, poéticos ou em outras formas.

Os textos a serem avaliados passam por três fases. Na primeira fase, o texto é encaminhado a dois pareceristas do conselho editorial ou a pareceristas ad hoc, (especialistas na área ou na abordagem do artigo em avaliação). Na segunda fase, os editores encaminham os textos que obtiveram dois pareceres favoráveis à publicação; devolvem aos autores os textos que obtiveram dois pareceres desfavoráveis; encaminham a um terceiro avaliador os textos que possuem dúvida ou contra-senso na avaliação; e, enviam aos autores os textos os quais os avaliadores fizeram sugestões de modificações como condição para publicação, dando um prazo de 30 dias para tais reformulações. A terceira fase consiste na avaliação das modificações feitas pelos autores, quando isso for necessário, e no encaminhamento dos textos aprovados para a revisão da linguagem e para a normalização. No intuito de fazer avançar a produção da área, todas as fases de avaliação estão acompanhadas de pareceres descritivos.

A proposição de seção temática pode ser feita por um pesquisador que deve enviar de seis a dez textos, sendo, no mínimo, um texto de autor vinculado a instituição estrangeira. A seção deve possuir uma temática clara e diversidade de abordagens e vir apresentada pelo organizador, além dela reunir textos de pesquisadores de diferentes instituições, tendo, no máximo, um texto por autor ou co-autor. O processo de avaliação das seções temáticas propostas segue o mesmo dos artigos individuais, conforme descrito acima.

A revista pode, ainda, no sentido de incitar determinadas temáticas, convidar pesquisadores para enviar textos, em proporção bem inferior aos textos avaliados e sob a condição de se tratar de contribuição importante para a área. A revista aceita artigos a partir de comunicações de pesquisa já publicadas em Anais de eventos, desde que sejam substancialmente revistos e aumentados.

Periodicidade

trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

Indexadores

SciELO - Scientific Electronic Library Online - www.scielo.br/rbep

DOAJ - Directory of Open Access Journals - https://www.doaj.org/toc/2237-2660

LATINDEX - Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=22618 

PLURIDOC 

ULRICHSWEB - Global Serials Directory - http://ulrichsweb.serialssolutions.com/login

DIADORIM - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras - http://diadorim.ibict.br/handle/1/491

PERIODICOS - Portal de Periódicos Capes - http://www-periodicos-capes-gov-br.ez45.periodicos.capes.gov.br/

PROQUEST - International Index to Performing Arts - http://www.proquest.com/en-US/catalogs/databases/detail/iipa.shtml

REDALYC -Sistema de Información Científica Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal - https://www.redalyc.org/revista.oa?id=4635 

REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - https://redib.org/Serials/Record/oai_revista2656-revista-brasileira-de-estudos-da-presen%C3%A7a

Conflito de interesses

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. 

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

Política de Plágio

A Revista adota o sistema CrossRef para identificação de plágio.

Principios Éticos e procedimentos para evitar más práticas na produção científica

1) Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

 - Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

2) Do processo de avaliação

- Todos o conteúdos da revista é submetido à revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.
- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito no nosso site.
- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliados.

- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.

- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.
- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.

- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.

- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.

- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.

- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.

 

3) Da Ética na Publicação

- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.
- Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.
- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa são imediatamente averiguadas.

- A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.
- A revista esté sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.

4) Dos Direitos de Autor e Do Acesso Universal

- As licenças usadas pelo periódico estão descritas neste site.
- Todos os artigos em conteudo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

5) Dos demais princípios
- As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.
- Esta revista publica um número a cada quatro meses, além de usar a modalidade ahead of print.
- Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação, mas pode requerer a tradução do artigo a ser enviada pelo próprio autor.

Pareceristas ad-hoc 2019-2020

Adam Ledger – University of Birmingham – Birmingham, Inglaterra

Adriana Bittencourt Machado – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Adriano de Freixo - Universidade Federal Fluminense – Niterói -Rio de Janeiro, Brasil

Alexandra Gonçalves Dias – Universidade Federal de Pelotas – Pelotas – Rio Grande do Sul, Brasil

Alexandra Gouvea Dumas – Universidade Federal do Sergipe – São Cristóvão – Sergipe, Brasil

Alexandre Anselmo Guilherme – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil

Alexandre Eustáquio Teixeira – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil

Alexandre Sá Baretto – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Alisson Alves da Hora – Universidade Federal de Pernambuco – Recife – Pernambuco, Brasil

Alix Wallon de Morant – Université Paul Valery Montpellier 3 – Montpellier – França

Almiro Andrade – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Amos Fergombé – Université d'Artois – Arras – França

Ana Caldas Lewinsohn – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal – Rio Grande do Norte, Brasil

Ana Paula Parise Malavolta – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria – Rio Grande do Sul, Brasil

André Carrico – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal – Rio Grande do Norte, Brasil

André Fabiano Voigt – Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia – Minas Gerais, Brasil

André Luís Rosa – Universidade Estadual de Maringá – Maringá – Paraná, Brasil

Angeline Shaka – University of North Carolina – Chapel Hill, EUA

Anne Pellus – Université de Toulouse Jean Jaures – Toulouse – França

Antonio Carlos Amorim – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

Antonio Teixeira de Barros – Centro de Formação Politica da Câmara dos Deputados – Brasília – Distrito Federal, Brasil

Ariane Porto Costa Rimoli – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

Arianna De Sanctis - Université de Montpellier - Montpellier, França

Benedicte Boisson – Université Rennes 2 – Rennes – França

Benedita Martins – Universidade Federal do Pará – Belém – Pará, Brasil

Bianca Scliar Mancini – Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis – Santa Catarina, Brasil         

Bya Braga – Universidade Federal de Minas Gerais            – Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil

Camila Ponce Lara – Universidad Católica Silva Henríquez – Santiago – Chile

Carina Maria Guimarães Moreira – Universidade Federal de São João Del-Rei – São João Del-Rei – Minas Gerais, Brasil

Carmem Gadelha – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Carolina de Camargo Abreu – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Caroliny Pereira – Ecole des Haute Etudes em Sciences Sociales – Paris – França

Cassiano Quilici – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

César Donizetti Pereira Leite – Universidade Estadual Paulista – São Paulo – São Paulo, Brasil

César Lignelli – Universidade de Brasíli – Brasília – Distrito Federal, Brasil

Cesário Augusto Pimentel de Alencar – Universidade Federal do Pará – Belém – Pará, Brasil

Charles Feitosa – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Christine Douxami – Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales – Paris – França

Claudia Cabello-Hutt – The University of North Carolina – reensboro – EUA

Cleise Furtado Mende – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Clóvis Dias Massa – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil

Constantina Xavier Filha – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande – Mato Grosso do Sul, Brasil

Cristina Fernandes Rosa – University of Roehampton – Londres – Inglaterra

Daniel Orlando Díaz Benavides – Universidad Nacional de Las Artes – Buenos Aires – Argentina

Daniel Reis Plá – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria – Rio Grande do Sul, Brasil

Daniel Urrutiaguer – Université Paris III - Sorbonne Nouvelle – Paris – França

Daniela Conegatti – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil

Daniela Maria Amoroso – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Daniele Pimenta – Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia – Minas Gerais, Brasil

Danilo Ramos – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Dária Jaremtchuk – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Denise Araújo Pedron – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil

Elen de Medeiros – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil

Eliene Benicio Amâncio Costa – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Elisabeth Lopes – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Elizeu Clementino de Souza – Universidade Estadual da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Elvina Maria Caetano Pereira – Universidade Federal de Ouro Preto – Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil

Eric Weitz – Trinity College – Dublin, Irlanda

Estela Willeman – Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Ester Maria Dreher Heuse – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Cascavel – Paraná, Brasil

Evani Tavares Lima – Universidade Federal do Sul da Bahia – Itabuna – Bahia, Brasil

Ezequiel Lozano – Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires – Argentina

Fabiane Mondini – Universidade Estadual Paulista – São Paulo – São Paulo – Brasil

Fabiano Coelho – Universidade Federal da Grande Dourados – Dourados – Mato Grosso do Sul, Brasil

Fernanda Areias de Oliveira – Universidade Federal do Maranhão – São Luís – Maranhão, Brasil

Filippo Fonio – Université de Grenoble – Grenoble – França

Flávio Soares Alves – Universidade Estadual Paulista – São Paulo – São Paulo, Brasil

Gabriel Torelly – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil

Gabriela Reinaldo – Universidade Federal do Ceará – Fortaleza – Ceará, Brasil

Giovanni Cirino – Universidade Estadual de Londrina – Londrina – Paraná, Brasil

Glauber Resende Domingues – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Graça dos Santos – Université Paris Nanterre – Paris, França

Grácia Maria Navarro – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

Guillermina Bevacqua – Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires – Argentina

Gustavo Coelho – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Gustavo Naves Franco – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Hannah Hannah Kosstrin – The Ohio State University – Ohio, EUA

Helena Tania Katz – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Helmut Paul Erich Galle – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Heloisa Corrêa Gravina – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria – Rio Grande do Sul, Brasil

Heloisa Marina – Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis – Santa Catarina, Brasil

Heloise Vidor – Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis – Santa Catarina, Brasil

Henrique Pereira Ramalho – Instituto Politécnico de Viseu – Viseu – Portugal

Hetty Blades – Coventry University – Coventry, Reino Unido

Holly Elizabeth Cavrell – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

Ian Watson – Rutgers University – Newark – EUA

Isa Kopelman – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

Ivanildo Amaro de Araujo – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Jarbas Siqueira Ramos – Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia – Minas Gerais, Brasil

John Cowart Dawsey – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Joice Aglae Blondani – Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia – Minas Gerais, Brasil

Jorge das Graças Veloso – Universidade de Brasília – Brasília – Distrito Federal, Brasil

José Rivair Macedo – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil

José Tonezzi – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – Paraíba, Brasil

Joshua Edelman – Manchester Metropolitan University      – Manchester – Inglaterra

Julia Guimarães – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil

Kareem Khubchandani – Tufts University – Boston – EUA

Karina Mauro – Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires – Argentina

Karoline Gritzner – Karl-Franzens-University of Graz – Graz – Áustria

Laura Cull Ó Maoilearca – University of Surrey – Guildford – Inglaterra

Laure Garrabé – Universidade Federal de Pernambuco – Recife – Pernambuco, Brasil

Leonardo Assis Nunes – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Leslie Marko – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Lidia Olinto – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

Lívia Flores Lopes – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Louis Dieuzayde – Aix-Marseille Université – Marselha – França

Lucia Gouvea Pimentel – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil

Lucia Matos – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Luciana da Costa Dias – Universidade Federal de Ouro Preto – Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil

Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Luciana Hartmann – Universidade de Brasília – Brasília – Distrito Federal, Brasil

Luis Fernando Loaiza – Universidad de Caldas – Manizales, Colômbia

Luis Francisco Fianco Dias – Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo – Rio Grande do Sul, Brasil

Luiz Felipe Zago – Universidade Luterana do Brasil – Canoas – Rio Grande do Sul, Brasil

Mailsa Passos – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Manuela Rodriguez – Universidad Nacional de Rosario – Rosário – Argentina

Marcela Silva – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Marcelo Andrés Comandú – Universidad Nacional de Córdoba – Córdoba – Argentina

Marcelo Rocco Gasperi – Universidade Federal de São João del Rei – São João Del-Rei       – Minas Gerais, Brasil

Marcia Maria Strazzacappa Hernandez – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

Marcilene Lopes de Moura – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Marcio Caetano – Universidade Federal do Rio Grande – Rio Grande – Rio Grande do Sul, Brasil

María Acselrad – Universidade Federal de Pernambuco – Recife – Pernambuco, Brasil

Maria Clara Ferrer – Universidade Federal de São João del Rei – São João Del-Rei – Minas Gerais, Brasil

Maria Cristina Candal Poli – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro         – Rio de Janeiro, Brasil

Maria Eugenia Cadus – Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires – Argentina

Maria Jose Contreras – Universidad Catolica de Chile – Santiago, Chile

María Teresa García Schlegel – Universidad Distrital Francisco José de Caldas – Bogotá – Colômbia

Mariana del Mármol – Universidad Nacional de La Plata – Buenos Aires – Argentina

Marina Marcondes Machado – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte        – Minas Gerais, Brasil

Marizete Lucini – Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão – Sergipe, Brasil

Marta Luiza Strambi – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

Mateus Schimith – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Matheus Barbosa Morais de Brito – Universidade de Coimbra – Coimbra – Portugal

Maximo Gomez – Universidad Nacional de Tucuman – Tucuman – Argentina

Melina Scialom – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Micael Gomes – Universidade Federal de Sergipe – Aracaju – Sergipe, Brasil

Michelle Bocchi Gonçalves – Universidade Federal do Paraná – Curitiba – Paraná, Brasil

Moira Beatriz Albornoz Stein – Universidade Federal de Pelotas – Pelotas – Rio Grande do Sul, Brasil

Mônica Medeiros Ribeiro – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil

Naomi M Woo – University of Cambridge – Cambridge – Inglaterra

Nathalie Gauthard – Université de Nice – Nice – França

Nerina Dip – Universidad Nacional de Tucuman – Tucuman – Argentina

Nestor Gomes Mora Cortés – Universidade Federal Fluminense – Niterói – Rio de Janeiro, Brasil

Nilvanete Gomes de Lima – Instituto Federal do Maranhão – São Luís – Maranhão, Brasil

Nivalda Assunção de Araújo  – Universidade de Brasília – Brasília – Distrito Federal, Brasil

Olivier Goetz – Université de Lorraine – Nancy – França

Pablo Costa – Universidade Federal do Ceará – Fortaleza – Ceará – Brasil

Patrick Lang – Université de Nantes – Nantes – França

Paulina Maria Caon – Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia – Minas Gerais, Brasil

Paulo Caldas – Universidade Federal do Ceará – Fortaleza – Ceará, Brasil

Paulo Filipe Monteiro – Universidade Nova de Lisboa – Lisboa – Portugal

Paulo Gaiger – Universidade Federal de Pelotas – Pelotas – Rio Grande do Sul, Brasil

Paulo Marcos Cardoso Maciel – Universidade Federal de Ouro Preto – Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil

Pedro Haddad Martins – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Pierre Katuszewski – Université de Bordeaux – Bordeaux – França

Rachele Borghi – Université Paris IV - Sorbonne – Paris – França

Renata de Lima Silva – Universidade Federal de Goiás – Goiânia – Goiás   – Brasil

Renata Tavares – Universidade Estadual do Paraná – Paranavaí – Paraná, Brasil

Ricardo Barreto Biriba – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Ricardo Carlos Gomes – Universidade Federal de Ouro Preto – Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil

Rodolfo Puglisi – Universidad Nacional de la Plata – Buenos Aires – Argentina

Rodrigo Desider Fischer – Universidade de Brasília – Brasília – Distrito Federal, Brasil

Rodrigo Guéron – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Rogério Luiz Moraes Costa – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Rogério Santos de Oliveira – Universidade Federal de Ouro Preto – Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil

Rogerio Vanderlei de Lima Trindade – Universidade Federal de Pelotas – Pelotas – Rio Grande do Sul, Brasil

Roland Huesca – Université de Lorraine – Nancy – França

Rosa Maria Bueno Fischer – Universidade Federal do Rio Grande do Sul       – Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil

Rosana Lobo Rosário – Universidade Federal do Pará – Belém – Pará, Brasil

Rubens Alves – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil

Sainy Coelho Borges Veloso – Universidade Federal de Goiás – Goiânia – Goiás         , Brasil

Sam Bourcier – Université de Lille – Lille – França

Saulo Silva da Silveira – Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora – Minas Gerais, Brasil

Shane Kinghorn – Manchester Metropolitan University – Manchester – Inglaterra

Sílvia Maria Guerra Anastácio – Universidade Federal da Bahia – Salvador – Bahia, Brasil

Silvia Susana Wolff – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria – Rio Grande do Sul, Brasil

Silvio Gallo – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – São Paulo, Brasil

Simone Malaguti – Institut für Deutsch als Fremdsprache – Munique, Alemanha

Simone Moschen – Universidade Federal do Rio Grande do Sul    – Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil

Sonja Arnold – Universität Freiburg – Friburgo, Alemanha

Stephan Arnulf Baumgärtel – Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis – Santa Catarina, Brasil

Susana de Castro Amaral Vieira – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil

Suzana Schmidt Viganó – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Tanya Calamoneri – Colgate University – Nova York, EUA

Tara Munjee – Rutgers University – New Brunswick, EUA

Tatiana Cardoso – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Brasil

Tatiana Wonsik Recompenza Joseph – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria – Rio Grande do Sul, Brasil

Thereza Cristina Rocha Cardoso – Universidade Federal do Ceará – Fortaleza – Ceará, Brasil

Veronica Veloso – Universidade de São Paulo – São Paulo – São Paulo, Brasil

Véronique Muscianisi – Maison des Sciences de l'Homme Paris Nord – Paris, França

Vicente Concilio – Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis – Rio Grande do Sul, Brasil

Vilma Campos Leite – Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia – Minas Gerais, Brasil

Walter Lima Torres Neto – Universidade Federal do Paraná – Curitiba – Paraná, Brasil

Xavier Lemoine – Université Paris-Est Marne-la-Vallée – Paris – França

Financiamento

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério da Ciência e Tecnologia, Brasil

Esta revista tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES - Ministério da Educação, Brasil - Código de Financiamento 001

Sponsors

  • CNPq