Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 1 (2018): Ensino de Geografia: Educação Geográfica e Formação de Professores
v. 10 n. 1 (2018): Ensino de Geografia: Educação Geográfica e Formação de Professores
Publicado:
2018-09-12
Apresentação
Ensino de Geografia: Educação Geográfica e Formação de Professores
Michele Lindner, Lucimar de Fátima dos Santos Vieira
i
PDF
Artigos
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DO PIBID-UNIOESTE
Eliete Woitowicz, Marli Terezinha Szumilo Schlosser
01-08
PDF
PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ESCOLAS ESTADUAIS PARAIBANAS
Eduardo Barboza Souza, Thais Mara Souza Pereira, Erimágna de Morais Rodrigues
09-15
PDF
PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO EM GEOGRAFIA PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA FLONA DE TEFÉ, AMAZONAS
Maíra Suertegaray Rossato, Cristiano Quaresma de Paula, Cleder Fontana
16-23
PDF
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanice Schossler Sbardelotto, Mafalda Nesi Francischett
24-29
PDF
SABERES DOCENTES E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS
Edimar Eder Batista
30-36
PDF
DIFERENÇAS E IDENTIDADES CULTURAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO ESCOLAR: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE GEOGRAFIA
José Rodrigues de Carvalho, Alecsandro J. P. Ratts
37-44
PDF
AS EPISTEMOLOGIAS DA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: POR ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO
Victória Sabbado Menezes, Nestor André Kaercher
45-51
PDF
TENSÕES E INTENÇÕES ENTRE PROFESSOR DE GEOGRAFIA E LIVRO DIDÁTICO NA PRÁTICA DOCENTE
Carina Copatti, Helena Copetti Callai, Helena Copetti Callai
52-59
PDF
O ENCANTAMENTO DO ESPAÇO MENTALMENTE PROJETADO: UM CONCEITO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Leonardo Pinto dos Santos, Eduardo Schiavone Cardoso
60-66
PDF
A ordem do discurso geoescolar: investigação em curso
Bruno Nunes Batista, Antonio Carlos Castrogiovanni
67-75
PDF
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM REDE: CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA
Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Francisco Kennedy Silva dos Santos
76-82
PDF
MÍDIAS LOCATIVAS E REALIDADE AUMENTADA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO GEOGRAFIA NA CIBERCULTURA
Wander Guilherme Rocha Carvalho, José Augusto Faria de Araújo
83-89
PDF
A GEOGRAFIA QUE SE PRETENDE E A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA: OS DESAFIOS DO PIBID NA PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Debora Cristina Vieira de Simas
90-98
PDF
A PEDAGOGIA DA PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA AULA DE GEOGRAFIA
Elaine Cristina Soares Surmacz, Claudivan Sanches Lopes
99-105
PDF
O PIBID COMO APORTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Nathalia Rocha Morais, Lenilton Francisco de Assis
106-113
PDF
A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIOESTE – CAMPUS MARECHAL CÂNDIDO RONDON/PR ENTRE OS ANOS DE 2012- 2015
Marilene Francieli Wilhelm, Marli Terezinha Szumilo Schlosser
114-121
PDF
GEOGRAFIA, PRÁTICA DOCENTE E VIOLÊNCIA URBANA
Francisco Jean da Silva Araujo, Antonio Cardoso Façanha
122-131
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICOS DO CONTEÚDO DA GEOGRAFIA
Michael Wellington Sene, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes
132-139
PDF
DE SÃO PAULO À PORTO ALEGRE: REFLEXIVIVENCIANDO A TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PIBID E ESTÁGIOS DE LICENCIATURA NA BUSCA DA FORMAÇÃO DE BONS PROFESSORES
Nestor André Kaercher, Jorge Luiz Barcellos da Silva
140-146
PDF
PRESSUPOSTOS ACERCA DOS COMPONENTES FÍSICOS GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS
Izabelle de Cássia Chaves Galvão, Adriana Olívia Alves, Malu Ítala Araújo Souza
147-154
PDF
Ensino de Geografia: representações sociais e saberes docentes na Diretoria de Ensino de Limeira (SP)
Iara Leme Russo Cury, José Gilberto de Souza
155-162
PDF
VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Denise Wildner Theves, Nestor André Kaercher
163-169
PDF
GRÊMIOS ESTUDANTIS: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS POLÍTICOS NO AMBIENTE ESCOLAR
Caio Perdomo de Oliveira, Tatiana Lemos dos Santos Borges
170-177
PDF
A IMPORTÂNCIA DO SENTIDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UM RECONHECIMENTO ENTRE O SUJEITO E O MUNDO
Diego Brandão Nunes, Antonio Carlos Castrogiovanni
178-184
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: POSSIBILIDADES POR MEIO DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES ATUANTES NAS ESCOLAS INDÍGENAS DOS MUNICÍPIOS DE AMAMBAI (MS), CAARAPÓ (MS) E DOURADOS (MS)
Solange Rodrigues da Silva, Flaviana Gasparotti Nunes
185-193
PDF
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS EM ESCOLAS DE CAMPINAS (SP) E ÁREAS DE ENTORNO: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA SOBRE O MEIO AMBIENTE
Viviane Gomes de Araújo, Jeovanes Lisboa da Silva Filho, Salvador Carpi Junior
194-204
PDF
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DE RELATOS DE HISTÓRIAS DE VIDA
Josilda da Conceição Novacoski da Silva, Leonides Ferreira da Silva
205-211
PDF
NEM SÓ DE MAPAS SE FAZ A GEOGRAFIA: os diferentes nas aulas de Geo
Rubia Aparecida Cidade Borges
212-219
PDF
O ENSINO DOS ESTUDOS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS
Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Martin Kuhn, Helena Copetti Callai
220-227
PDF
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO UTILIZANDO A LITERATURA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO EMPREGANDO A LITERATURA DE JÚLIO VERNE
Alexandre Dalla Barba de Almeida
228-235
PDF
O CONSUMO DE ÁGUA NA PRODUÇÃO DE AVES, LEITE E SUÍNOS DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – SO PR: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Rosana Cristina Biral Leme, Ricardo Carvalho Leme
236-242
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave