MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.97186Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Cartografia Escolar. Multimodalidade e Multiletramentos.Resumo
Os mapas são uma importante linguagem do ensino de Geografia que na contemporaneidade estão fortemente entrelaçados aos multiletramentos e a multimodalidade no estudo das diferentes temáticas geográficas. Assim, o presente artigo, fez-se um esboço teórico sobre a temática Cartografia Escolar, multimodalidade e multiletramentos voltados ao ensino de Geografia. O texto auxilia professores e pesquisadores da área na compreensão dos conceitos mencionados e em suas possíveis utilizações no ensino dessa disciplina. Concluiu-se que o ensino de Geografia e a Cartografia Escolar vêm sendo desfiados a compreender e a investigar essas novas formas de representar e de entender o mundo que se configuram no contexto contemporâneo. Para isso, as aulas de Geografia devem trabalhar a representação do espaço geográfico de modo articulado com as múltiplas linguagens, tecnologias e mídias emergentes, no contexto ambiental, social, político, econômico e multicultural que integra a vida em sociedade no século XXI.