MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97186

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Cartografia Escolar. Multimodalidade e Multiletramentos.

Resumo

Os mapas são uma importante linguagem do ensino de Geografia que na contemporaneidade estão fortemente entrelaçados aos multiletramentos e a multimodalidade no estudo das diferentes temáticas geográficas. Assim, o presente artigo, fez-se um esboço teórico sobre a temática Cartografia Escolar, multimodalidade e multiletramentos voltados ao ensino de Geografia. O texto auxilia professores e pesquisadores da área na compreensão dos conceitos mencionados e em suas possíveis utilizações no ensino dessa disciplina. Concluiu-se que o ensino de Geografia e a Cartografia Escolar vêm sendo desfiados a compreender e a investigar essas novas formas de representar e de entender o mundo que se configuram no contexto contemporâneo. Para isso, as aulas de Geografia devem trabalhar a representação do espaço geográfico de modo articulado com as múltiplas linguagens, tecnologias e mídias emergentes, no contexto ambiental, social, político, econômico e multicultural que integra a vida em sociedade no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM (PNPD/CAPES).

Elsbeth Léia Spode Becker, UFN

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atualmente é professora adjunta III na Universidade Franciscana - UFN.

Roberto Cassol, UFSM

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), especialista em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais-CEIOSO, pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (1988) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo-USP (1996). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria nos cursos de graduação em Geografia presencial e a distância e na Pós-Graduação em Geografia. 

Downloads

Publicado

2019-11-19