A imagem pública nos 100 primeiros dias de governo: uma análise de entrevistas do portal G1 com prefeitos em início de mandato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.96617

Palavras-chave:

Imagem pública, Enquadramento noticioso, 100 dias de governo, Discurso político, Comunicação política

Resumo

Os 100 primeiros dias de governo são retratados pela mídia como uma data simbólica do início de uma gestão. O jornalismo tem por hábito agendar o tema em seus noticiários no decorrer do período e, de forma mais efetiva, no centésimo dia. Esse trabalho analisa a série de entrevistas do portal G1 com 28 prefeitos de capitais e regiões metropolitanas publicadas em 10 de abril de 2017, data exata dos 100 primeiros dias de gestão. Para isso, usa como referencial teórico-metodológico o estudo do enquadramento noticioso. O objetivo é identificar, a partir das entrevistas, quais saliências predominam entre os campos da mídia e da política, buscando perceber de que forma o jornalismo se apropria do marco temporal para enquadrar a entrevista; e quais saliências são percebidas nas perguntas dos jornalistas. Por outro lado, considerando a dependência dos atores políticos pela exposição midiática, também buscamos identificar, no discurso político, qual a imagem que os governantes desejam imprimir no início do mandato. Os resultados apontam que, enquanto o jornalismo usa o período para cobrar o andamento das propostas de campanha, os políticos aproveitam a efeméride para imprimir uma imagem de trabalho, realização e otimismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivelto Diego Amarante, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Jornalismo, especialista em Sociologia Política e mestrando em Comunicação Social.

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA): professor permanente do PPGCOM- UFPR, cardososampaio@gmail.com.

Referências

ALTHEIDE, David L. Media logic, social control, and fear. Communication Theory, Cary, v. 23, n. 3, p. 223-238, 2013.

AMARANTE, Erivelto. O prefeito gari: uma análise de cobertura dos 100 primeiros dias do governo João Doria em São Paulo. Temática, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 1-17, 2021.

ARENDT, Hannah. O que é política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

BENNETT, Lance; ENTMANN, Robert (org.). Mediated politics: communication and the future of democracy. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

BLUMENTHAL, Sidney. The permanent campaign: inside the world of elite political operatives. Boston: Beacon Press, 1980.

BLUMER, Herbert. Symbolic interactionism: perspective and method. Berkeley: University of California Press, 1986.

BLUMLER, Jay G.; GUREVITCH, Michael. The crisis of public communication. London: Routledge, 1995.

BOORSTIN, Daniel J. The image: a guide to pseudo-events in America. New York: Vintage, 2012.

BORGES, Juliano. Webjornalismo político e a cobertura on-line dos 100 primeiros dias de governo Lula. Intexto, Porto Alegre, n. 19, p. 63-80, 2008.

BRANTS, Kees; VAN PRAAG, Philip. Signs of media logic half a century of political communication in the Netherlands. Javnost-The Public, Lyublyana, v. 13, n. 1, p. 25-40, 2006.

CAMPOS, Luiz A. A identificação de enquadramentos através da análise de correspondências: um modelo analítico aplicado à controvérsia das ações afirmativas raciais na imprensa. Opinião Pública, Campinas, v. 20, p. 377-406, 2014.

CASTANHAR, José C. 100 dias do governo Collor: avaliação da reforma administrativa. Cadernos EBAP, Rio de Janeiro, v. 54, 1990.

Cem dias de governo, realizações e desafios da gestão. Prefeitura de Aracruz, Aracruz, 12 abr. 2017. Disponível em: http://www.pma.es.gov.br/noticia/7821/. Acesso em: 10 mar. 2021.

CHAMPAGNE, Patrick. Formar a opinião: o novo jogo político. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2006.

CODATO, Adriano; BERLATTO, Fábia; BOLOGNESI, Bruno. Tipologia dos políticos de direita no Brasil. Análise Social, Lisboa, v. 53, n. 229, p. 870-897, 2018.

COE, Kevin. The international encyclopedia of political communication. New Jersey: Wiley Black-well, 2015.

DOMINGUEZ, Casey Byrne Knudsen. Is it a honeymoon? An empirical investigation of the president's first hundred days. In: Congress & the Presidency: A Journal of Capital Studies. Taylor & Francis Group, 2005. p. 63-78.

Doria apresenta balanço de 100 dias de governo. CBN, São Paulo, 9 abr. 2017. Disponível em: https://glo.bo/2UnxEAk. Acesso em: 10 mar. 2021.

EDELMAN, Murray. The social psychology of politics. In: DODD, Lawrence; JILLSON, Calvin (ed.). The dynamics of american politics: approaches and interpretations. New York: Westview Publisher, 1994. p. 234-251.

Em vídeo, Crivella faz balanço de 100 dias à frente da prefeitura do Rio. O Globo, Rio de Janeiro, 7 abr. 2017. Disponível em: https://glo.bo/2CQSPUb. Acesso em: 10 mar. 2021.

ENTMAN, Robert M. Framing: toward a clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, Cary, v. 43, n. 4, p. 51-58, 1993.

FERNANDES, Carla M.; OLIVEIRA, Luiz A.; QUADROS, Ana R. A revanche e os perversos: como Eliane Brum aborda Jair Bolsonaro em sua eleição e nos seus 100 primeiros dias de governo. Disertaciones: Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social, Rosario, v. 14, n. 1, p. 1-18, 2021.

FRANÇA, Vera R. V. O crime e o trabalho de individuação do acontecimento no espaço midiático. In: CONGRESSO DA SOPCOM, 6., 2009, Lisboa. Anais [...]. Lisboa: Universidade Lusófona, 2009.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

GOMES, Wilson; MAIA, Rousiley. Comunicação e democracia: problemas & perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.

HUGHES, William J. The not-so-genial conspiracy: The New York Times and six presidential honeymoons, 1953–1993. Journalism & Mass Communication Quarterly, Columbia, v. 72, n. 4, p. 841-850, 1995.

KEPPLINGER, Hans M. The international encyclopedia of political communication. New Jersey: Willey Black-well, 2015.

LAGE, Nilson. A estrutura da notícia. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.

LAGE, Nilson. Conceitos de jornalismo e papéis sociais atribuídos aos jornalistas. Pauta Geral, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 20-25, 2014.

Leia os planos de Bolsonaro para os 100 primeiros dias de governo. Estadão, São Paulo, 27 dez. 2018. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/leia-os-planos-de-bolsonaro-para-os-100-primeiros-dias-de-governo/. Acesso em: 10 mar. 2021.

MAIA, Rousiley. Debates públicos na mídia: enquadramentos e troca pública de razões. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, DF, n. 2, p. 303-340, 2009.

MAZZOLENI, Gianpietro; SCHULZ, Winfried. Mediatization of politics: a challenge for democracy?. Political Communication, Philadelphia, v. 16, n. 3, p. 247-261, 1999.

MENDONÇA, Ricardo F.; SIMÕES, Paula G. Enquadramento: diferentes operacionalizações analíticas de um conceito. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 27, n. 79, p. 187-201, 2012.

MIGUEL, Luis F. Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova, São Paulo, v. 56, p. 155-184, 2002.

NEUSTADT, Richard E. The contemporary presidency: the presidential hundred days: an overview. Presidential Studies Quarterly, Columbia, v. 31, n. 1, p. 121-125, 2001.

PORTO, Mauro P. Frame diversity and citizen competence: towards a critical approach to news quality. Critical Studies in Media Communication, London, v. 24, n. 4, p. 303-321, 2007.

PREFEITOS falam sobre os 100 dias de gestão. Portal G1, Rio de Janeiro, 10 abr. 2017. Disponível em: http://bit.ly/G1-100dias.

RIZZOTTO, Carla; PRUDENCIO, Kelly; SAMPAIO, Rafael C. Tudo normal: a despolitização no enquadramento multimodal da cobertura do impeachment de Dilma Rousseff. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 39, n. 3, p. 111-130, 2017.

RUBIM, Antonio A. C. Espetacularização e mediatização da política. In: RUBIM, Antônio A. C. Comunicação e política: conceitos e abordagens. Salvador: EDUFBA, 2004. p. 181-221.

SÁNCHEZ GALICIA, James (coord.). Treinta claves para entender el poder: léxico de la nueva comunicación política. Ciudad de México: Piso 15, 2010.

WEBER, Maria H. Comunicação e espetáculos da política. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

WEBER, Maria H. Imagem Pública. In: RUBIM, Antônio A. C. Comunicação e política: conceitos e abordagens. Salvador: EDUFBA, 2004. p. 259-308.

WRITEWORDS. Word Frequency Counter. Página inicial. [202-]. Disponível em: www.writewords.org.uk/word_count.asp.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Amarante, E. D., e R. C. Sampaio. “A Imagem Pública Nos 100 Primeiros Dias De Governo: Uma análise De Entrevistas Do Portal G1 Com Prefeitos Em início De Mandato”. Intexto, nº 52, setembro de 2021, p. 96617, doi:10.19132/1807-8583202152.96617.

Edição

Seção

Artigos