Análise de discurso enquanto teoria-metodológica para estudos em comunicação: possibilidades e deslocamentos de olhares sob sujeitos, enunciados e contextos

Autores

  • Amanda de Andrade Campo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Claudio Primo Delanoy Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.251-267

Palavras-chave:

Comunicação. Discurso. Análise de discurso.

Resumo

Assentado sobre os estudos linguísticos de Michel Pêcheux enquanto preconizador da Escola francesa de análise de discurso, este artigo traz uma proposta de compreensão básica dos conceitos de sujeito, enunciado e contexto que, entendidos como dispositivos teóricos e dispositivos de análise, tornam-se ferramentas possíveis nos estudos de processos comunicacionais. Tensionamos as relações entre sujeitos e autoria, e entre produtos comunicacionais e discursos em relação a textos e suas concepções. Ao distanciarmos nossos olhares de estudos objetivos que se debruçam sobre a ideia de intencionalidade na produção de enunciados, pudemos sugerir algumas vias de reflexão quando nos deparamos com enunciados enquanto objeto de estudo. Em suma, observamos que, ao refletirmos sobre a constituição de enunciados repletos de discursos, não é possível nos questionarmos “o que este sujeito quis dizer” e nem “o que este enunciado quer nos mostrar”. Chegamos à consideração-chave deste artigo: um questionamento possível de ser respondido pela análise de discurso enquanto teoria-metodológica para pesquisas em comunicação é “como foi constituído este enunciado”. A partir daí, torna-se possível traçar estratégias para analisar o que é proposto. Deste modo, o analista poderá inferir ideias que ultrapassam a superfície da composição gramatical dos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Andrade Campo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-Campinas, Mestrado em Comunicação Social pela PUC-RS, Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAMECOS (PUC-RS). Com base na Escola Francesa de Análise de Discurso, investigo a imprensa LGBT sob a luz dos conceitos preconizados por Michel Pêcheux (1969), sobretudo com o objetivo de compreender o processo de significação da homossexualidade. Ainda, é objetivo contextualizar a imprensa articulada com os movimentos LGBT que perpassaram a história do país; relatar o passado e o presente em que as mídias militantes estão inseridas - para além do eixo Rio-São Paulo - e a constituição de seus discursos.

Claudio Primo Delanoy, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1994), graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2004), mestrado em Letras/ Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Letras/ Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Tem pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul na área de teorias do discurso e ensino, especificamente a semântica argumentativa e teoria dialógica do discurso. Atualmente é professor adjunto na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em teorias semânticas e do discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, discurso, semântica argumentativa, enunciação, argumentação, dialogismo.

Referências

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999a.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 8. ed. São Paulo: Martins. Fontes, 1999b.

MALDIDIER, Denise. A inquietude do discurso, um trajeto na história da Análise do Discurso: o trabalho de Michel Pêcheux. Semen, Besançon, n. 8, p. 107-119, 1993,

MAINGUENEAU, Dominique. Gêneses dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.

MANHÃES, Eduardo. Análise de discurso. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 1998.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2012.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

ORLANDI, Eni P. Texto e discurso. Organon, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p. 111-118, 1995.

ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento. Campinas: Pontes, 2003.

ORLANDI, Eni P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 3. ed. Campinas: Pontes, 2016.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Campinas: Unicamp, 1975.

PINTO, Milton José. Comunicação e discurso. São Paulo: Hacker Editores, 1999.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

SAUSSURE, Ferdinand de. Escritos de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2004.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Campo, A. de A., e C. Primo Delanoy. “Análise De Discurso Enquanto Teoria-metodológica Para Estudos Em comunicação: Possibilidades E Deslocamentos De Olhares Sob Sujeitos, Enunciados E Contextos”. Intexto, nº 47, agosto de 2019, p. 251-67, doi:10.19132/1807-8583201947.251-267.

Edição

Seção

Artigos