A consumidora empoderada: publicidade, gênero e feminismo

Autores

  • Lígia Campos de Cerqueira Lana Doutora; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Carla Basílio de Souza Bacharela; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201842.114-134

Palavras-chave:

Publicidade. Gênero. Feminismo. Pós-Feminismo. Corpo feminino.

Resumo

Desde meados dos anos 1980, anúncios publicitários, quando elaboram representações de gênero, incorporam ideais associados, em linhas gerais, ao feminismo: liberdade, autonomia e poder. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso do anúncio Homenagem, das Lojas Marisa, alvo de intensos protestos por parte do Femen Brasil e outros coletivos feministas. Diante das manifestações, a marca respondeu por meio de um vídeo, mas manteve o posicionamento da campanha, o que desagradou ainda mais as presumidas consumidoras. Descrevemos a estrutura narrativa do anúncio publicitário; analisamos a cobertura midiática do caso e os argumentos das manifestantes, com o objetivo de examinar as contradições e as ambiguidades tanto da promoção do consumo, quanto da lógica da crítica pós-feminista hoje. As conclusões da pesquisa mostram em que medida os movimentos feministas produziram um debate público relevante, ao apontar a presença das desigualdades de gênero na mídia e ao mobilizar uma discussão sobre corpo, saúde e doença das mulheres.

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Biografia do Autor

Lígia Campos de Cerqueira Lana, Doutora; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Pesquisadora de Pós-Doutorado (Capes-Faperj) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Doutora (2012) e mestre (2007) em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio sanduíche de doutorado na e des Hautes Études en Sciences Sociales (2009-2010) com bolsa do CNPq, e pesquisa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ/CNPq) na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012-2014). 

Carla Basílio de Souza, Bacharela; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Bacharela em Publicidade e Propaganda, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-04-25

Como Citar

Lana, L. C. de C., e C. B. de Souza. “A Consumidora Empoderada: Publicidade, Gênero E Feminismo”. Intexto, nº 42, abril de 2018, p. 114-3, doi:10.19132/1807-8583201842.114-134.

Edição

Seção

Artigos