Roberto De Gaetano: imagens-pulsão e o cinema entre as formas e forças

Autores

  • Bruno Bueno Pinto Leites UFRGS
  • Alexandre Rocha da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201533.4-14

Palavras-chave:

Imagem-pulsão. Roberto De Gaetano. Gilles Deleuze. Jacques Rancière.

Resumo

Desde o início dos anos 1990, Roberto de Gaetano trabalha acerca da relação entre cinema, estética e filosofia. Nesta entrevista, ele fala sobre as imagens-pulsão, um conceito da taxonomia de Gilles Deleuze que permaneceu de alguma forma “marginal”, mesmo sendo potente para compreender um amplo grupo de problemas, como o corpo da imagem, a inscrição de uma pulsão de morte no cinema e a concepção de mundos no ato de sua própria destruição. Nós também tivemos a oportunidade de conversar sobre os trabalhos mais recentes de De Gaetano e a diferença que ele estabelece entre o cinema das formas e o cinema das forças.

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Biografia do Autor

Bruno Bueno Pinto Leites, UFRGS

Pesquisador na área de Cinema e produtor de audiovisual. Sócio-fundador da Trilhas do Cinema Produções Culturais, sediada na cidade de Pelotas/RS. Doutorando em Comunicação e Informação na UFRGS e Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Bacharel em Comunicação (UCPel) e Direito (UFPel). Desenvolve pesquisa sobre as figuras da impotência no cinema brasileiro dos anos 2000. Entre 2014 e 2015 realizou período de Doutorado Sanduíche no Institut de recherche sur le cinéma et l`audiovisuel, Sorbonne Nouvelle - Paris 3, com supervisão de Teresa Castro. Em processo de desenvolvimento estão o "Dicionário de Roteiristas do Rio Grande do Sul" (orientador do projeto), contemplado pelo Edital Décio Freitas da Prefeitura de Porto Alegre, e "Sprayssionismo" (produção executiva e roteirização), documentário para a TVE-RS contemplado no Edital Histórias do Sul, da Secretaria de Cultura do RS.

Alexandre Rocha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS Professor Adjunto

Alexandre Rocha da Silva possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), doutorado-sanduíche em Sémiotique - Centre d Étude de La Vie Politique Française (2002) e pós-doutorado na Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005-6). Atualmente é pesquisador do CNPq (bolsista produtividade), professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, Teorias da Comunicação, Audiovisualidades e Micropolíticas. Autor de A dispersão na semiótica das minorias e Comunicação e minorias, também participou da organização de livros, entre os quais Imagem e tecnologias da representação, Audiovisualidades da cultura, Do audiovisual às audiovisualidades: convergência e dispersão nas mídias, Percursos semióticos: significação, codificação, semiose e interface, Semiótica da comunicação, Semiótica e linhas de fuga. Foi editor das revistas Rastros e Em Questão, e sub-editor da Revista Fronteiras. Atualmente é editor da Revista Intexto, coordenador do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e coordenador do Diretório CNPq Semiótica e culturas da comunicação (GPESC).

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Leites, B. B. P., e A. R. da Silva. “Roberto De Gaetano: Imagens-pulsão E O Cinema Entre As Formas E forças”. Intexto, nº 33, agosto de 2015, p. 4-14, doi:10.19132/1807-8583201533.4-14.

Edição

Seção

Entrevista