Inversão, desnaturalização e reforço de práticas de gênero em peças publicitárias

Autores

  • Laura Guimarães Corrêa Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Melo Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201532.136-155

Palavras-chave:

Publicidade. Feminismo. Divisão do trabalho. Práticas de Gênero.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre gênero e feminismo vinculada à análise de três peças publicitárias brasileiras que propõem práticas e discursos que se diferenciam das práticas e discursos tradicionais em que predomina uma abordagem machista. Os comerciais analisados promovem produtos de limpeza e divulgam o lançamento de um carro. Nessas peças, as mulheres são apresentadas como pessoas distantes do trabalho doméstico, enquanto as tarefas de casa são executadas por homens. Trata-se de mudança significativa, se consideradas as representações de gênero correntes da publicidade brasileira. Nota-se, entretanto, a manutenção de relações desiguais e hierárquicas, em que apenas o vetor é mudado, mantendo-se a tradicional configuração heteronormativa e a estrutura dicotômica de divisão valorativa do trabalho baseada no gênero.

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Biografia do Autor

Laura Guimarães Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta, integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG com vínculo à linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Orientadora de mestrado. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em Comunicação pela UFMG e é graduada em Comunicação Social/Publicidade pela mesma instituição. Tem experiência na área de criação visual e textual: direção de arte, design gráfico, projeto editorial e redação. Coordenou o projeto de extensão Núcleo de Comunicação e Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG, orientando trabalhos e pesquisa nas áreas de: comunicação e divulgação científica, fachada digital, fulldome, animação digital, design gráfico e webdesign, mídias sociais. Integra a diretoria do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO). Integra o GRIS - Grupo de pesquisa em imagem e sociabilidade da UFMG e coordena o subgrupo GrisPub Grupo de pesquisa em publicidade, mídia e consumo. Coordena a pesquisa "A cidade e suas marcas: práticas de escrita sobre o discurso oficial" (Fapemig). Pesquisa e publica principalmente sobre os temas: publicidade, imagem, celebridades, comunicação visual urbana, relações raciais e relações de gênero na mídia.

André Melo Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Membro suplente do Núcleo Estruturante do Colegiado do Curso de Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, no domínio Criação Verboaudiovisual. Membro titular do Colegiado do Curso de Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou parte da tese de doutorado na Indiana Universtiy (Bloomington). Sua tese de mestrado foi vencedora do PRÊMIO MOINHO SANTISTA JUVENTUDE de 2002, sendo publicada pela Editora da UFMG em 2007 com o título: "O amor e o diabo na obra de Angela Lago: A complexidade do objeto artístico". Esse livro foi indicado para o prêmio Jabuti e considerado "MELHOR LIVRO TEÓRICO de 2007" pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Coordenador do Curso de Publicidade da Faculdade Promove em Sete Lagoas no ano de 2002, professor de Semiótica, Estética, Fotografia e Oficina de Linguagem do Centro de Ensino Superior Promove (2002/2011); professor de Paradigmas da Comunicação no curso de Pós-gradução do Curso de Gestão Estratégica da Comunicação na PUC-MG (2008/2011) e professor de História da Arte na Escola Guignard (2011). Sua tese de doutorado está relacionada com as ilustrações que Arlindo Daibert realizou a partir do livro "Grande sertão: veredas" de Guimarães Rosa.Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, semiótica, comunicação visual, estética, análise de imagens, fotojornalismo, Angela Lago, Guimarães Rosa, Arlindo Daibert. Atualmente está realizando pesquisas na área da fotografia.

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

Corrêa, L. G., e A. M. Mendes. “Inversão, desnaturalização E reforço De práticas De Gênero Em peças publicitárias”. Intexto, nº 32, junho de 2015, p. 136-55, doi:10.19132/1807-8583201532.136-155.

Edição

Seção

Artigos