Identidade e representação

análise fílmica da mulher em A Fita Branca

Autores

  • Sabrina Martins Universidade Feevale
  • Cleber Prodanov Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201532.64-82

Palavras-chave:

Mulher. Representação. Identidade. Análise fílmica.

Resumo

O presente artigo analisa as representações femininas existentes no filme alemão A Fita Branca (2009) e a forma como estas representações constituem a identidade das mulheres na obra. Por meio da descrição de cenas e sequências do filme e da incorporação dos conceitos de representação, identidade e discurso procura-se demonstrar de que maneira as mulheres são subjugadas, além de toda a rigidez, o patriarcalismo e o puritanismo da sociedade local.

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Biografia do Autor

Sabrina Martins, Universidade Feevale

Especialista em História, Comunicação e Memória e em Gestão Estratégica de Marketing; jornalista e aluna do Mestrado Acadêmico em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Cleber Prodanov, Universidade Feevale

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP/SP/Brasil), docente permanente do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS/Brasil), pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura e Memória da Comunidade da mesma instituição.

Referências

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

Martins, S., e C. Prodanov. “Identidade E representação: Análise fílmica Da Mulher Em A Fita Branca”. Intexto, nº 32, junho de 2015, p. 64-82, doi:10.19132/1807-8583201532.64-82.

Edição

Seção

Artigos