Imagens & letras na construção do conhecimento: considerações sobre leitura, audiovisual e tecnologias da informação e comunicação
Palavras-chave:
Leitura. Audiovisual. Cibercultura.Resumo
O texto faz considerações acerca da construção do conhecimento e da assimilação de informações a partir de produtos culturais, em especial livros e filmes. Estabelece similaridades e diferenças entre a atividade do leitor e a do espectador cinematográfico, considerando a distinção entre textos que tendem à narrativa e textos que tendem ao compêndio. Analisa a maneira como o livro e a leitura são representados em dois filmes __ La Lectrice (Uma Leitora Bem Particular), 1988, de Michel Deville, e The Próspero’s Books (A Última Tempestade), 1991, de Peter Greenaway __ , considerando-os paradigmáticos de duas possibilidades de leitura/recepção de textos escritos e audiovisuais. Finalmente, reflete sobre padrões de continuidade e ruptura dessas atividades a partir do contexto da internet e da cibercultura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.