Exodus, or an imagined political community: the landless workers movement and internal migration in the work of Sebastião Salgado
Palavras-chave:
Fotografia. Migração. MST. Espaço periférico. Movimentação.Resumo
Esse ensaio se propõe a analisar parte da produção fotográfica de Sebastião Salgado sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, buscando compreender as relações entre o meio fotográfico e os níveis de movimentação revelados nas imagens. Trata-se de investigar como tais imagens retratam uma “nação”, fragmentada e heterogênea, a partir da representação de uma comunidade migrante. Recusando migrar para grandes cidades brasileiras, o MST assume um caráter periférico. Tal aspecto de resistência deste grupo é foco das fotografias de Salgado. No entanto, como verificamos com a análise, há uma tensão definitiva entre “ser representado” e “representar-se a si mesmo”: o MST, por sua própria natureza política, reinforça a importância da fotografia na arte de “fazer história”.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.