O espetáculo não é o coveiro da razão: mídia e autonomia em Gilles Lipovetsky

mídia e autonomia em Gilles Lipovetsky

Autores

  • Juliana Tonin PUCRS - Professora do PPGCOM

Palavras-chave:

Mídia. Autonomia. Espetáculo.

Resumo

O presente artigo pretende compreender, na obra de Gilles Lipovetsky, a relação entre mídia e autonomia na pósmodernidade. O objetivo do texto é motivado pelas reflexões acerca da sociedade do espetáculo de Guy Debord e suas interpretações sobre a impossibilidade de livre pensar/viver do sujeito que, em relação ao espetáculo/mídia, manteria sempre uma relação de sujeição, passividade, apagamento de sua singularidade. Através do pensamento de Lipovestky, a intenção é pensar no conceito da autonomia como possível elemento ativo na relação entre sujeito e mídia, ou sujeito e espetáculo. Para estruturar as ideias de Lipovestky em relação aos conceitos de autonomia, é necessário retomar as reflexões do autor em três diferentes conceitos/temas: hipermodernidade, os estudos sobre os processos da moda, e a era da pós-moral. Já a questão midiática ou do espetáculo é transversal na obra do autor, refletida em vários de seus textos. Far-se-á um recorte do que se considera mais relevante para fomentar a análise do objetivo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Tonin, PUCRS - Professora do PPGCOM

Pesquisadora interessada nas questões da Imagem e Imaginários, atuante no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUCRS.

Referências

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Lisboa: Relógio D’Água, 1989a.

LIPOVETSKY, Gilles. Metamorfoses da cultura liberal: ética, mídia, imprensa. Porto Alegre: Sulina, 2004a.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989b.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004b.

TONIN, Juliana. Espetáculo, simulacro, tribalismo, hipermodernidade: paradoxos da sociedade de imagem. 2008. 222 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Tonin, J. “O espetáculo não é O Coveiro Da razão: mídia E Autonomia Em Gilles Lipovetsky: Mídia E Autonomia Em Gilles Lipovetsky”. Intexto, nº 31, dezembro de 2014, p. 215-29, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/30941.

Edição

Seção

Artigos