A posição sujeito do ombudsman como estratégia de credibilização do discurso jornalístico

Autores

  • Sabrina Franzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Thaís Helena Furtado Professora da Unisinos. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Palavras-chave:

Discurso. Posições-sujeito. Credibilidade.

Resumo

O artigo parte da ideia de que o jornalista pode ocupar diferentes posições-sujeito dentro de um mesmo espaço discursivo. Elegemos como referência para a compreensão do mapeamento dessas posições-sujeito o blog do ombudsman, vinculado ao site UOL. Adotamos a Análise do Discurso (AD) e a teoria construcionista do jornalismo. A análise apontou que o ombudsman, ao enunciar os “erros”, ao mesmo tempo em que expõe a fragilidade da página, renova o discurso de objetividade do campo jornalístico.

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Biografia do Autor

Sabrina Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Jornalista, Doutoranda do Curso de Pós Graduação em Comunicação e Informação (UFRGS), Membro do Núcleo de Pesquisade em Jornalismo (CNPq-NUPJOR) e Professora do Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo (FABICO-UFRGS)

Thaís Helena Furtado, Professora da Unisinos. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Jornalista. Professora da Unisinos. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (CNPq-NUPEJOR).

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Publicado

2011-07-12

Como Citar

Franzoni, S., e T. H. Furtado. “A posição Sujeito Do Ombudsman Como estratégia De credibilização Do Discurso jornalístico”. Intexto, nº 24, julho de 2011, p. 115-30, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/19381.

Edição

Seção

Artigos