Condições e contexto midiático do experimentalismo na MPB dos anos 1970

Autores

  • Herom Vargas USCS

Palavras-chave:

Música popular brasileira. Experimentalismo. Indústria fonográfica.

Resumo

O artigo discute quatro aspectos contextuais culturais e midiáticos que contribuíram para a criação e divulgação de obras experimentais na MPB nos anos 1970. Tais aspectos são: a expansão da indústria fonográfica, a TV e a imagem televisiva, o uso conceitual do álbum e a presença da contracultura no imaginário de artistas e público. Tais condições, analisadas de forma relacional, deram base para determinados artistas – Walter Franco, Secos & Molhados, Tom Zé, entre outros – trabalharem criativamente a linguagem da canção e terem canais de divulgação.

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Biografia do Autor

Herom Vargas, USCS

Doutor em Comunicação e Semiótica e professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

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Publicado

2010-12-20

Como Citar

Vargas, H. “Condições E Contexto midiático Do Experimentalismo Na MPB Dos Anos 1970”. Intexto, nº 23, dezembro de 2010, p. 73-88, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/11161.

Edição

Seção

Artigos