Experiência e receituário performativo na mídia impressa

Autores

  • José Luiz Aidar Prado PUC-SP

Palavras-chave:

Mídia impressa. Revistas segmentadas. Enunciador.

Resumo

O sistema marketing/mídia/publicidade extrai formas do mundo da vida para materializar seus produtos e serviços a partir de tecnologias discursivas, num processo de esteticização da mercadoria: valor de troca e libido amoldamse. Nessa direção, os textos sincréticos são produzidos por enunciadores-cartógrafos temáticos giratórios segundo regimes específicos de visibilidade e veridicção, fornecendo aos leitores mapas cognitivos para orientação social nos vários espaços identitários de pertencimento. Os contratos comunicacionais de tais textos apresentam modalizações para amoldar o corpo, com dietas, tratamentos e exercícios, e para mudar a roupa, em busca da boa e bela forma e do sucesso.

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Biografia do Autor

José Luiz Aidar Prado, PUC-SP

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Publicado

2009-10-01

Como Citar

Prado, J. L. A. “Experiência E receituário Performativo Na mídia Impressa”. Intexto, nº 20, outubro de 2009, p. 34-47, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/10318.

Edição

Seção

Artigos