Do dialogismo aos sentidos da dupla autoria nos making ofs documentários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.84-104

Palavras-chave:

Autoria. Making of documentário. Campo. Dialogismo. Discurso.

Resumo

A proposta deste trabalho discute o encontro entre as instâncias diretivas autorais na expressão audiovisual do making of documentário. Tomamos como horizonte teórico a construção social da autoria proposta por Pierre Bourdieu (1996a, 2013) e as noções de posicionamento e dialogismo trabalhadas por Bakhtin (2006), a fim de explicitar caminhos alternativos para as teorias do autor no cinema. Partindo de uma relação dialógica com o filme e seu respectivo auteur, analisamos o discurso dos making ofs documentários na configuração do espaço autoral dos respectivos diretores, Les Blank e Charles de Lauzirika, cujos enunciados manifestam sentidos de uma dupla autoria: voyeur-exibicionista e flâneur-dândi.

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Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira Iuva, Universidade Federal de santa Catarina - UFSC

Professora Adjunta do Curso de Cinema, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Linguagem e Culturas da Imagem. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na Linha de Mídia e Processos Audiovisuais. Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista do PET (Programa de Educação Tutorial) durante a graduação, bolsista CNPq durante o mestrado e bolsista CNPq durante um período do doutorado. Áreas de interesse: montagem cinematográfica, estética audiovisual, semiótica, teoria do autor no cinema, extra-fílmicos/paratextos (trailers, making ofs), campo cinematográfico e trajetória do artista, narrativas seriadas, gênero, identidade e sexualidade.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Iuva, P. de O. “Do Dialogismo Aos Sentidos Da Dupla Autoria Nos Making Ofs documentários”. Intexto, nº 48, janeiro de 2020, p. 84-104, doi:10.19132/1807-8583202048.84-104.

Edição

Seção

Dossiê Teoria dos cineastas