O Prazer pelo Fazer: a Conexão Corporal na Identidade Jogador-Avatar

Autores

  • Rikke Toft Nørgård Aarhaus University

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201946.99-126

Palavras-chave:

Avatar. Corporalidade. Habilidade artesanal. Fenomenologia. Filosofia do corpo.

Resumo

Este artigo trata sobre a relação entre jogadores e avatares, tendo como base a corporalidade, locomotividade e a habilidade artesanal. Para tanto, a fenomenologia de Merleau-Ponty é utilizada como base teórica, assim como, adaptações de frameworks de outros autores, como a locomoção corpórea de Sheets-Johnstone e a habilidade artesanal de Sennet. Pesquisas anteriores sobre a identidade jogador-avatar são discutidas e categorizadas em: visualidade, cognição, dramaturgia, prótese e sociabilidade, explicando cada uma. Posteriormente, a tais categorias serão reintroduzidas tendo como perspectiva o viés corpóreo, de forma a desenvolver novos sentidos e contrapontos, apresentados como: corporalidade digital (esquema corpóreo e perspectiva visual); locomoção e memória corporal; digital corporalidade e incorporação; extensão corporal; e o prazer pelo fazer. Por fim, esse artigo reflete sobre a importância da adoção dessas novas estruturas para se obter uma perspectiva mais completa da identidade jogador-avatar e escapar do imperialismo teórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rikke Toft Nørgård, Aarhaus University

Professora Associada do Center for Teaching Development and Digital Media

Referências

AARSETH, Espen Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore: The John Hopkins University Press. 1997.

ALLEN-COLLINSON, Jacquelyn; HOCKEY, John (2009), ‘The Essence of Sporting Embodiment: Phenomenological Analyses of the Sporting Body,’. The International Journal of Interdisciplinary Social Sciences, vol. 4, n. 4, p.71-81. 2009.

BEHRENSHAUSEN, Bryan G. ‘Toward a (Kin)Aesthetic of Video Gaming: The Case of Dance Dance Revolution’. Games and Culture, vol. 2, n. 4, p. 335-354. 2007.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media, Cambridge: The MIT Press. 2000.

BURN, Andrew. Playing Roles. In: CARR, Diane et al. (eds.), Computer Games: Text, Narrative and Play, Cambridge: Polity Press, 2006. p.72-88.

CASEY, Edward S. Remembering: A Phenomenological Study, Indiana University Press. 1987.

CLELAND, Kathy. ‘Prosthetic Bodies and Virtual Cyborgs’. Second Nature: International journal of creative media, vol. 1, n. 2, p. 72-99. 2010.

DOVEY, Jon; KENNEDY, Helen W. Gaming Cultures: Computer games as New Media, Berkshire: Open University Press. 2006.

FILICIAK, Miroslaw. ‘Hyperidentities: Postmodern Identity Patterns in Massively Multiplaer Online Role-Playing Games’. In: WOLF, Mark J.P.; PERRON, Bernard (Eds.); The Video Game Theory Reader. Routledge, 2003. p. 87-103

GALLAGHER, Shaun. ‘Dynamic models of body-schematic processes’. In: PREESTER, Helena De; KNOCKAERT, Veroniek (eds.), Body Image and Body Schema, Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2005. p. 233-253.

GEE, James Paul. ‘Video Games and Embodiment’. Games and Culture, vol. 3, n. 3-4, p. 253-263. 2008.

GREGERSEN, Anders; GRODAL, Torben. ‘Embodiment and Interface’, In: WOLF, Mark J.P.; PERRON, Bernard (Eds.), The Video Game Theory Reader 2, New York: Routledge, 2009. p.65-85.

HANSEN, Mark B.N. Bodies in Code: Interfaces with digital media, New York: Routledge, 2006.

HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do Ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

HAYLES, N. Katherine. How We Became Posthuman: Virtual Bodies in Cybernetics, Literature, and Informatics, Chicago: The University of Chicago Press, 1999.

HUTCHINSON, Rachael. ‘Performing the Self: Subverting the Binary in Combat Games’. Games and Culture, [s.l.], v. 2, n. 4, p. 283-299. 2007.

LAHTI, Martti. ‘As We Become Machines: Corporealized Pleasures in Video Games’. In: WOLF, Mark J.P.; PERRON, Bernard (Eds.), The Video Game Theory Reader, New York: Routledge, 2003. p. 157-171.

LAUREL, Brenda. Computers as Theatre. Reading: Addison-Wesley Publishing Company. 1991.

MCMAHAN, Alison. ‘Immersion, Engagement, and Presence: A Method for Analyzing 3-D Video Games. In: WOLF, Mark.J.P.; PERRON, Bernard (eds.), The Video Game Theory Reader, Routledge, 2003. pp. 67-87.

MERLEAU-PONTY, Merleau. Fenomenologia da Percepção. 2ªed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NEWMAN, James. ‘The Myth of the Ergodic Videogame ́. Game Studies vol. 2, n. 1, 2002.

REHAK, Bob. ‘Playing at Being: Psychoanalysis and the Avatar’. In: WOLF, Mark J.P.; PERRON, Bernard (Eds.), The Video Game Theory Reader, New York: Routledge, 2003. p. 103-128.

SANDVIK, Kjetil. In and Out of Character: Complex Role-play and Dramaturgy in an online World. Center for Digital Æstetik-forskning, n. 14. 2006.

SENNETT, Richard. O Artífice. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. 360 pags. Tradução de Clovis Marques. ISBN: 978-85-01-08314-2. 2009.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. The primacy of Movement, Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1999.

STEINKUEHLER, Constance. ‘Massively Multiplayer Online Games as an Educational Technology: An Outline for Research’. Educational Technology, vol. 48, n. 1, p. 10-21, 2008.

STRAUS, Erwin. The Primary World of Senses: A Vindication of Sensory Experience, London: The Free Press of Glencoe, 1963.

TURKLE, Sherry. A vida no ecrã: a identidade na era da internet. Lisboa: Relógio d’água, 1997.

Referências Ludolográficas

Gearbox Software, Borderlands (2009), PC.

Supermassive Games, Move: Start the Party (2010), PlayStation 3.

Epyx/U.S. Gold, Summer Games (1984), Commodore 64.

Blizzard/Vivendi, World of Warcraft (2004), PC.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Nørgård, R. T. “O Prazer Pelo Fazer: A Conexão Corporal Na Identidade Jogador-Avatar”. Intexto, nº 46, julho de 2019, p. 99-126, doi:10.19132/1807-8583201946.99-126.