Ser e não ser, essa é a missão: ontologia das regras em jogos de computador

Autores

  • Ivan Mosca University of Torino

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201946.228-254

Palavras-chave:

Regras. Ontologia Social. Jogos de Computador. Estudos de Jogos.

Resumo

Este artigo pretende demonstrar que jogos não podem ser analisados como sistemas de regras. As ferramentas teóricas disponíveis na Ontologia Social de John Searle podem ser aplicadas aos Game Studies, especialmente na análise das regras. De acordo com a Ontologia Social, tanto as regras quanto os jogos podem ser definidos como objetos que dependem dos sujeitos, mas o processo de constituição de cada um é diferente. A maior parte dos estudiosos dos Game Studies explicam os jogos de computador como sistemas de regras, mas normalmente não há regras em jogos baseados em computado. Jogadores de computador não obedecem nem seguem regras, e nem designers nem programadores prescrevem regras: em vez disso, eles criam affordances que usuários podem usar para jogarem ou não. De fato, a constituição de um jogo depende da maneira com a qual os jogadores significam sua atividade, o que requer consciência completa e a liberdade para definir algo como um jogo ou não. Finalmente, o artigo fornece uma categorização dos jogos que fazem uso de regras (apenas alguns jogos de computador estão incluídos), uma categorização dos jogadores que fazem uso de regras, e uma categorização de teorias de games que se referem a regras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Mosca, University of Torino

Pesquisador do Dipartimento di Studi Umanistici

Referências

AARSETH, Espen. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore: Hopkins University Press, 1997.

AARSETH, Espen. Allegories of Space: The Question of Spatiality in Computer Games. In Markku Eskelinen and Raine Koskimaa (eds.). Cybertext Yearbook 2000. Jyväskylä: University of Jyväskylä, 2000.

AXELOS, Kostas. Horizons du monde. Paris: Éd. de Minuit, 1974.

BARTLE, Richard. Designing Virtual Worlds. San Francisco: New Riders, 2003.

BATESON, Gregory. A Theory of Play and Fantasy: A Report on Theoretical Aspects of the Project for Study of the Role of Paradoxes of Abstractions in Communication. American Psychiatric Association: Psychiatric Research Reports, [s.l], n. 2, 1955.

BATESON, Gregory. The Message “This Is Play”. Nova York: Josia Macy Jr. Foundation, 1956.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

BENVENISTE, Émile. Le Jeu Comme Structure. Paris: Deucalion, 2: 159-167, 1947

BREY, Pae. The social ontology of virtual environments. The American Journal Of Economics And Sociology, [s.l], n. 1, 2003.

BOGOST, Ian. Unit Operations: An Approach to Videogame Criticism. Boston: Mit Press, 2006.

COSTIKYAN, Greg. I Have No Words & I Must Design: Toward a Critical Vocabulary for Games. In: OF COMPUTER GAMES AND DIGITAL CULTURES CONFERENCE, 2002, Tampere. Proceedings... . Tampere: Tampere University Press, 2002.

FERNANDEZ VARA, Clara. The tribulations of adventure games: Integrating story into simulation through performance. Atlanta: Georgia Institute of Technology, 2009.

CONSALVO, Mia. Cheating: Gaining Advantage in Videogames. Boston: MIT Press, 2007.

CONTE, Amedeo. Regole eidetico-costitutive. Nuova civiltà delle macchine, [s.l.], v. 3, n. 4, p. 26-33, 1985.

DETERDING, Sebastian. The game frame: Systemizing a Goffmanian approach to video game theory. In: DIGRA, 2009, Londres. Proceedings... . Londres: University Of London, 2009.

FESTINI, Wally; LICCIONE, Davide. Psicologia degli scacchi: Aspetti cognitivi, immaginativi e affettivi del gioco. Milão: Rusconi, 1998.

FINK, Eugen. Oase des Glücks: Gedanken zu einer Ontologie des Spiels. Friburgo: Alber, 1956.

FINK, Eeugen. Spiel als Weltsymbol. Stuttgart: Kohlhammer, 1960.

FRASCA, Gonzalo. Ludologists love stories, too. In: DIGRA, 2003, Utrecht. Proceedings... . Utrecht: 2003.

GALILEI, Galileu. O ensaiador. São Paulo: Nova Cultural, 2000 [1623].

GALLOWAY, Alexander. R. Gaming: Essays on Algorithmic Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006.

GARDNER, Martin. Mathematical games: The fantastic combinations of John Conway's new solitaire game 'Life'. Scientific American, [s.l], n. 223, 1970.

GIBSON, James. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin, 1979.

GOMBRICH, Ernst Hans. Meditations on a Hobby Horse. In: WHYTE, L.l. (Ed.). Aspects of Form: A Symposium on Form in Nature and Art. Londres: Lund Humpries, 1951.

GREENFIELD, Patricia. Mind and Media: The Effects of Television, Videogames and Computers. Cambridge: Harvard University Press, 1984.

HEIDEGGER, Martin. Welt als 'Spiel des Lebens'. Frankfurt: Klostermann, 1990.

HEIM, Michael. The Metaphysics of Virtual Reality. Oxford: OUP, 1993.

HEIM, Michael. Virtual Realism. Oxford: OUP, 1998.

HUME, David. Tratado da Natureza Humana. Lisboa: FGC, 2001 [1739].

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1999 [1976].

JENKINS, Paul. First Person Shooter. Londres: Hern Books, 2010.

JUUL, Jesper. Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds. Boston: MIT Press, 2005.

JØRGENSEN, Kristine. Aporia & Epiphany in Context: Computer Game Agency in Baldur’s Gate II & Heroes of Might & Magic IV. 2003. Tese (Doutorado) -University Of Bergen, Bergen, 2003.

KOEPSELL, David. R. A Ontologia do ciberespaço: a filosofia, a lei e o futuro da propriedade intelectual. São Paulo: Madras, 2005.

LASTOWKA, Greg. Rules of play. Games And Culture, [s.l], v. 4, n. 4, 2009.

LAUREL, Brenda. Computers as Theatre. Boston: Addison-Wesley, 1991.

LEHDONVIRTA, Vili. Virtual Worlds Don't Exist: Questioning the Dichotomous Approach in MMO Studies. Game Studies, [s.l], v. 10, n. 1, 2010.

MOSCA, Ivan. Le regole del gioco: Perché la realtà sociale non è un sistema normativo. Rivista di Estetica, n. 43, p. 247-266. 2010.

MOSCA, Ivan. The Social Ontology of Digital Games. In. ANGELIDES, M.C.; AGIUS, H. (orgs) Handbook of digital games. [s.l]: Wiley-IEEE, 2014. p. 607-644.

MOSCA, Ivan. What is it like to be a player: The qualia revolution in game studies. Games And Culture, [s.l], v. 12, n. 6, 2017.

MURRAY, Janet. Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace; Boston: MIT Press, 1998.

MYERS, David. Signs, Symbols, Games, and Play. Games And Culture, [s.l], v. 1, n. 1, 2006.

PEIRCE, Charles S. Prolegomena for an apology to pragmaticism. The Monist, Chicago, n. 16, p.492-546, 1906.

RAWLS, John. Two Concepts of Ruled. In: FREEMAN, S.. Collected papers. Cambridge: Harvard University Press, 1999.

REINACH, Adolf. Die apriorischen Grundlagen des bürgerlichen Rechtes. Jahrbuch Für Philosophie Und Phänomenologische Forschung, [s.l], v. 1, n. 2, p. 685-847, 1913.

SAGENG, John Richard. Gameness and Negotiable Consequences. In: THE PHILOSOPHY OF COMPUTER GAMES CONFERENCE, 2009, Oslo. Proceedings... . Oslo: 2009.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. Vol.1. São Paulo: Blucher, 2012.

SEARLE, John. Expressão e significado: estudos da teoria dos atos da fala. São Paulo: Martins Fontes, 1995 [1969].

SEARLE, John. Minds, Brains, and Programs. Behavioral And Brain Sciences, [s.l], v. 3, n. 3, 1980.

SEARLE, John. The Construction of Social Reality. EUA: Free Press, 1995.

SEARLE, John. Making the social world. Oxford: OUP, 2010.

SICART, Miguel. Not to choose: designing ethical gameplay. In: MINDTREK CONFERENCE, 2009, Tampere. Proceedings... . Tampere: 2009.

SICART, Miguel. No More Homo Ludens: Designing for an Ethical Player. In: THE PHILOSOPHY OF GAMES CONFERENCE, 2009, Oslo. Proceedings... . Oslo: 2009.

TAVINOR, Grant. Bioshock and the Art of Rapture. Philosophy And Literature, [s.l], v. 33, n. 1, 2009.

TAVINOR, Grant. The art of videogames. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2009.

VOSSEN, Deborah P. The Nature and Classification of Games. Avante, [s.l], v. 10, n. 1, 2004.

WALTON, Kendall L. Fearing Fictions. The Journal Of Philosophy, [s.l], v. 75, n. 1, p.5-27, 1978.

WALTON, Kendall. L. Mimesis as Make-Believe: On the Foundations of the Representational Arts. Cambridge: Harvard University Press, 1990.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico: Investigações filosóficas. Lisboa: FGC, 1987.

ZNAMIEROWSKI, Czeslaw. Podstawowe pojecia teorji prawa. Poznan: Fiszer i Maiewski, Poznan, 1924.

Referências Ludográficas e Filmográficas

DARROW, Charles. Monopoly, [Boardgame], Parker Brothers, 1935

FINCHER, David. The game, [Film], USA, 1997

GARFIELD, Richard. Magic: the Gathering, [Boardgame], Wizards of the Coast, 1993

LEAPING LIZARD SOFTWARE, Magic Online, [PC Computer, Online Game], Wizards of the Coast, 2002 (2008): played 13 january 2011

ROSEDALE, Phillip. Second Life, Linden Lab, [PC], 2003

MAGIE, Elizabeth. The Landlord’s Game, [Boardgame], Economic Game Company, 1906

MAGI-SOFT DEVELOPMENT, Magic Workstation, [PC Computer, Online Game], Magi-Soft Development, 2002: played 12 january 2011

MIYAMOTO, Shigeru. Donkey Kong, [Arcade Cabinet], Nintendo, 1981

PRIESTLEY, Rick. et al. Warhammer Fantasy Battle, [Boardgame], Games Workshop, 1983

REAL RAILWAY, Sotetsu Line Simulator Online, [PC Computer, Online Game], http://www.realrailway.com/en/sotetsu/simulator.html, jogado em 10 de março de 2011.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Mosca, I. “Ser E não Ser, Essa é a missão: Ontologia Das Regras Em Jogos De Computador”. Intexto, nº 46, julho de 2019, p. 228-54, doi:10.19132/1807-8583201946.228-254.