O jogar pós-fenomenológico

Autores

  • Emil Hammar University of Tromsø

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201946.24-35

Palavras-chave:

Jogos Digitais. Hermenêutica. Pós-Fenomenologia. Mediação Tecnológica. Jogar.

Resumo

Este trabalho objetiva delinear os jogos digitais em ambientes virtuais em conjunção com o papel da tecnologia como um dos mediadores de mundo aos seres humanos, de acordo com a abordagem pós-fenomenológica de Ihde e o conceito de jogo e seu papel hermenêutico exposto por Gadamer. Com isso, defendemos que os jogos digitais, como uma tecnologia característica de nossa época, insere questões que atravessam os modos a partir dos quais nos inserimos no mundo e damos sentido às nossas experiências em relação ao mesmo, tanto subjetiva, quanto social, tecnológica e hermeneuticamente. Ao fim, são expostos possíveis encaminhamentos e desdobramentos para esta empreitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emil Hammar, University of Tromsø

Ph.D., Departamento de Cultura & literatura

Referências

AARSETH, Espen. Cybertext: perspectives on ergodic literature. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.

Bogost, Ian. Persuasive games: The expressive power of videogames. Cambridge; London: The MIT Press, 2007.

BRATHWAITE, Brenda; SHARP, John. The Mechanic Is the Message: A Post Mortem in Progress. In: SCHRIER, Karen; GIBSON, David (Ed.). Ethics and Game Design: Teaching Values Through Play. [s.l]: Information Science Reference, 2010. p. 311-329.

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia. 1990.

CALLEJA, Gordon. In-game: from immersion to incorporation. Cambridge: MIT Press, 2011.

DAVEY, N. Gadamer's Aesthetics. The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Archives). 2007.

DEKOVEN, B.. Talking About What We’re Looking For. In: DEKOVEN, B.. The Well-Played Game: A Playful Path to Wholeness. [s.l]: Writers Club Pr, 2002. p. 1-14.

EHRMAN, Jacques; LEWIS, Cathy; LEWIS, Phil. Homo ludens revisited. Yale French Studies, [s.l], n. 41, p.31-57, 1968.

FLANAGAN, Mary. Critical play: radical game design. Massachusetts: MIT Press, 2009.

GADAMER, Hans-Georg. Truth and Method. New York: Continuum, 1993.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 15ª ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

IHDE, Don. Technology and the Lifeworld: From Garden to Earth. Bloomington: Indiana University Press, 1990.

IHDE, Don. Bodies in technology. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002.

INTRONA, Lucas. Phenomenological Approaches to Ethics and Information Technology. In: STANDORF UNIVERSITY. Stanford Encyclopedia of Philosophy. [s.l]: Stanford University, 2011.

MALABY, Thomas M.. Beyond play: A new approach to games. Games And Culture, [s.l], v. 2, n. 2, p.95-113, 2007.

MYERS, David. Play redux. University of Michigan Press, 2010.

SCHECHNER, Richard. Playing. Play & Culture, [s.l], v. 1, n. 1, p. 3-19, 1988.

SELLINGER, Evan (Org.) Postphenomenology: a critical companion to Ihde. Albany: State University of New York Pressed. 2006.

SICART, Miguel. The ethics of computer games. Cambridge: MIT Press, 2009.

SUTTON-SMITH, Brian. The ambiguity of play. Cambridge; London: Harvard University Press, 1997.

SWAIN, Chris. The mechanic is the message: How to communicate values in games through the mechanics of user action and system response. In: SCHRIER, Karen; GIBSON, David (Ed.). Ethics and Game Design: Teaching Values Through Play. [s.l]: Information Science Reference, 2010. p. 217–235.

VERBEEK, Peter-Paul. What things do: philosophical reflections on technology, agency, and design. University Park: The Pennsylvania State University Press, 2005.

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Hammar, E. “O Jogar pós-fenomenológico”. Intexto, nº 46, julho de 2019, p. 24-35, doi:10.19132/1807-8583201946.24-35.