David Neves: projetos de vida e autonomia do crítico-cineasta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202048.194-211

Palavras-chave:

David Neves. Cinema brasileiro. Cinema Novo. Crítica cinematográfica.

Resumo

 

O objetivo deste estudo é considerar a partilha do projeto ideológico do cineasta David Neves em direção à autonomização dos elementos de seu projeto estético durante uma década, até o final dos anos 1960. Conforme a separação esclarecedora entre projeto estético e ideológico proposta por João Luiz Lafetá  ao estudar o modernismo dos anos 1930, o caso do David Neves demonstra-se particular em relação ao Cinema Novo. No primeiro momento, a formação do crítico-cineasta e sua estreia nas letras apontam para a emergência de paradigmas estéticos próprios ou mimetizados de figuras admiradas. No segundo momento, há o eclipse destes aspectos em favor da batalha pelo Cinema Novo. Contudo, a estreia como diretor de longas-metragens retoma a sua distinção e promove o jovem ao quadro próprio da sua intervenção. O estudo das críticas e da posição intelectual de David Neves esclarecem a sua dupla contribuição no período. O fio da meada é desenrolado através de necrológio publicado como escrito de crítica cinematográfica deste que foi efetivamente um crítico-cineasta. A abordagem seleciona segmentos da vida do realizador através do destaque de biografemas e das suas relações com o movimento Cinema Novo.

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Biografia do Autor

Pedro Plaza Pinto, Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Humanas

prof. Associado I - Departamento de História
Prof. efetivo - PPGHIS (UFPR) - ;area de História
Prof. colaborador - PPGCINEAV (UNESPAR) - área de Artes

 

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Pinto, P. P. “David Neves: Projetos De Vida E Autonomia Do crítico-Cineasta”. Intexto, nº 48, janeiro de 2020, p. 194-11, doi:10.19132/1807-8583202048.194-211.

Edição

Seção

Dossiê Teoria dos cineastas