Bazinga! Consumo e performance sobre The Big Bang Theory no Filmow

Autores

  • Sandra Portella Montardo Doutora; Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil
  • Thaís Della Tôrres da Silva Graduada; Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201841.70-87

Palavras-chave:

Consumo digital. Performance. Capital social. Filmow. The Big Bang Theory.

Resumo

Este artigo visa identificar consumo como performance da sitcom The Big Bang Theory no Filmow, site de rede social temático para aficionados por filmes e séries. Para tanto, o referencial teórico aborda, de modo articulado, as relações entre consumo digital, performance e sites de redes sociais temáticos, categorias de análise selecionadas para este estudo. Quanto à metodologia, essa pesquisa consiste em um nível de pesquisa exploratório, via levantamento bibliográfico, documental e aplicação de questionários junto aos usuários. A partir da análise de 698 comentários de usuários da página da sitcom, percebeu-se que, ao contrário do que se observa em sites de redes sociais generalistas, no Filmow, a estrutura do portal parece assegurar alocação de capital social de segundo nível (confiança no ambiente social e institucional), ao invés dos tipos de capital social de primeiro nível (cognitivo, relacional e normativo), que, nesse caso, advém das interações entre os usuários.

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Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Doutora; Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Doutora em Comunicação Social (PUCRS). Professora e pesquisadora da Universidade Feevale no seguintes cursos: Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestrado em Indústria Criativa e Curso de Publicidade e Propaganda.

Thaís Della Tôrres da Silva, Graduada; Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale.

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

Montardo, S. P., e T. D. T. da Silva. “Bazinga! Consumo E Performance Sobre The Big Bang Theory No Filmow”. Intexto, nº 41, janeiro de 2018, p. 70-87, doi:10.19132/1807-8583201841.70-87.

Edição

Seção

Artigos