Linhas de fuga, da mídia semanal à hipermídia: é possível educar para as mídias?

Autores

  • José Luiz Aidar Prado

Palavras-chave:

Mídia semanal. Hipermídia. Educação para a mídia.

Resumo

A pesquisa descrita no presente artigo busca construir um banco de dados hipermidiático sobre a mídia semanal, com o fim de apoiar atividades de educação para as mídias, de alunos de graduação em comunicação e outros cursos de ciências humanas. A pesquisa escolheu como eixo analítico miséria (e violência, trazida pelos Outros) x riqueza (e saúde, sucesso, qualidade de vida, a serem construídos para os Mesmos). Para examinar tais temáticas, a pesquisa incorpora uma série de procedimentos metodológicos, como: a) realização de análises discursivas no eixo temático; b) realização de contra-reportagens em que os bolsistas e pesquisadores entrevistam (com filmagem em vídeo) especialistas e integrantes de movimentos da sociedade civil sobre os temas construídos na mídia semanal; c) organização dos textos audiovisuais (textos analíticos, contra-reportagens, vídeos, dados gerais sobre a mídia semanal etc.) na hipermídia. Nossa intenção não é somente contrapor, ponto a ponto, as construções midiáticas, mas refletir sobre essas construções e mostrar outras direções de construções discursivas existentes na sociedade civil e em particular na periferia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz Aidar Prado

Professor doutor do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Bacharel em filosofia pela USP. É autor de Brecha na comunicação e co-autor e organizador de Žižek crítico. Lugar Global Lugar Nenhum e Crítica das práticas midiáticas, entre outros. É coordenador do Grupo de Pesquisas em Mídia Impressa e do projeto de pesquisa descrito neste artigo (“A invenção do Outro na mídia semanal”, apoiado pelo CNPq).

Downloads

Como Citar

Prado, J. L. A. “Linhas De Fuga, Da mídia Semanal à hipermídia: é possível Educar Para As mídias?”. Intexto, nº 15, dezembro de 2008, p. 16-28, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4258.

Edição

Seção

Artigos