Manipulação digital na fotografia publicitária

criatividade e ética

Autores

  • João B. F. Cardoso USCS - São Caetano do Sul / SP

Palavras-chave:

Fotografia Publicitária. Manipulação Digital. Ética.

Resumo

O presente texto objetiva discutir, nas dimensões ética e criativa, o uso de recursos digitais na manipulação de imagens na comunicação publicitária. Para isso, são observados os papeis dos diferentes atores no contexto de produção e as especificidades da linguagem publicitária através de casos de manipulação fotográfica registrados pela imprensa.

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Biografia do Autor

João B. F. Cardoso, USCS - São Caetano do Sul / SP

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com Pós-Doutorado pela ECA/USP. Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e nos cursos de Publicidade das universidades Mackenzie e Santa Cecília. Coordenador do GT Práticas Interacionais e Linguagem na Comunicação (Compós) e Discurso y Comunicación (ALaic). Autor dos livros A Semiótica do Cenário Televisivo (AnnaBlume/Fapesp) e Cenário Televisivo: Linguagens Múltiplas Fragmentadas (AnnaBlume/Fapesp)

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Publicado

2013-12-16

Como Citar

Cardoso, J. B. F. “Manipulação Digital Na Fotografia publicitária: Criatividade E ética”. Intexto, nº 29, dezembro de 2013, p. 159-77, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/41349.

Edição

Seção

Artigos