O jornalista em Jornalismo (1967-1971): contribuição sindical para a construção do pensamento jornalístico português

Autores

  • Jorge Pedro Sousa Universidade Fernando Pessoa
  • Patrícia Teixeira Universidade Fernando Pessoa
  • Liliana Mesquita Machado Universidade Fernando Pessoa
  • Maria Erica de Oliveria Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Teoria do Jornalismo. História do Jornalismo. Portugal.

Resumo

Este trabalho descreve, através de uma análise qualitativa do discurso, a concepção da condição de “jornalista” em Jornalismo, órgão do Sindicato Nacional dos Jornalistas de Portugal (SNJ), entre 1967-1971, numa altura em que, no país, se vivia sob o regime do Estado Novo mas em que o jornalismo se modernizava e rejuvenescia. Concluiu-se que os redatores desse periódico sindical se preocuparam menos com a discussão teórica do campo profissional e do que definia o ser-se jornalista do que com a afirmação e dignificação da profissão de jornalista, quer como forma de reforço da identidade da classe, quer como eventual base para reivindicações de melhores condições para o exercício profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Pedro Sousa, Universidade Fernando Pessoa

Professor catedratico e pesquisador da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) e do Centro de Investigação Media e Jornalismo (Lisboa, Portugal), livre-docente (agregado), pós-doutor e doutor em Jornalismo.

Patrícia Teixeira, Universidade Fernando Pessoa

Mestre em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) e doutoranda em Jornalismo na mesma instituição. Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Liliana Mesquita Machado, Universidade Fernando Pessoa

Mestre em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) e doutoranda em Jornalismo na mesma instituição. Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Maria Erica de Oliveria Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e pela Universidade Fernando Pessoa.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

Sousa, J. P., P. Teixeira, L. M. Machado, e M. E. de Oliveria Lima. “O Jornalista Em Jornalismo (1967-1971): Contribuição Sindical Para a construção Do Pensamento jornalístico Português”. Intexto, nº 25, dezembro de 2011, p. 7-22, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/21480.

Edição

Seção

Artigos