O fim da Teoria da Mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.305-318

Palavras-chave:

Abstração. Big Data. Computação. Filosofia da Mídia . Teoria da Mídia.

Resumo

Esse artigo considera o papel da teoria em geral e da teoria da mídia em específico. Ao desafiar a possibilidade de um “fim da teoria” que vem ressoando em debates sobre novas mídias, pretendo mostrar a relevância permanente da investigação teórica. Irei abordar como o ato de teorizar é frequentemente compreendido como a criação de um sistema de abstração que envolve certo grau de distanciamento da realidade que deve descrever. Irei posteriormente expor uma falsa concepção em relação a este distanciamento: por exemplo, a visão de acordo com a qual, se teorizar é abstrair a partir da observação, então abstrair é se desengajar dos fatos. Contra essa visão, irei argumentar que a abstração é intrínseca ao mundo e como o experimentamos.

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Biografia do Autor

M. Beatrice Fazi, University of Sussex

Research Fellow em Digital Humanities & Computational Culture no Sussex Humanities Lab, da University of Sussex. Possui mestrado e doutorado pelo Centre for Cultural Studies, Goldsmiths (University of London), e graduação em Filosofia pela Università degli Studi di Macerata (Italy).

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Fazi, M. B. “O Fim Da Teoria Da Mídia”. Intexto, nº 49, abril de 2020, p. 305-18, doi:10.19132/1807-8583202049.305-318.

Edição

Seção

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