A recepção coletiva e suas transformações: da participação afetiva em salas de cinema à participação efetiva em instalações interativas

Autores

  • Fernanda de Oliveira Gomes UFRJ

Palavras-chave:

Recepção. Interação. Espectador.

Resumo

A partir de uma análise realizada por Walter Benjamin sobre a recepção coletiva que passa a ser determinada na Modernidade, principalmente com a consolidação do Cinema como produto da Indústria Cultural, este trabalho procura identificar as transformações que reposicionaram o espectador e que levaram à mudanças comportamentais nos espaços de recepção. Dessa forma, após uma apresentação da noção de participação afetiva, debatida por Edgar Morin, este estudo propõe uma atualização para a dinâmica comunicacional, que privilegia a interlocução entre participantes de propostas midiáticas e artísticas através, principalmente, do surgimento de novas formas de sociabilidade criadas por dispositivos técnicos. Em seguida, algumas instalações interativas são identificadas como recortes experimentais do cenário contemporâneo, dentro de uma cultura participativa. Torna-se possível então verificar o intuito de uma interação dinâmica performática, assim como a instauração de um clima de comentário, partilha e criação em espaços de recepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Oliveira Gomes, UFRJ

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da ECO/UFRJ

Professora da graduação da ECO/UFRJ

Bolsista CNPQ

Downloads

Publicado

2010-07-14

Como Citar

Gomes, F. de O. “A recepção Coletiva E Suas transformações: Da participação Afetiva Em Salas De Cinema à participação Efetiva Em instalações Interativas”. Intexto, nº 22, julho de 2010, p. 99-115, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/8390.

Edição

Seção

Artigos