Contrato midiático e condições de uso: um aceno sobre a expectativa dos veículos ao disponibilizar a plataforma de comentários de leitores em suas páginas na web

Autores

  • Thaísa Cristina Bueno Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão e doutora em Comunicação Social pela PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201738.117-133

Palavras-chave:

Comentários de leitores. Condições de uso. Contrato de informação midiático. Patrick Charaudeau. Análise do discurso.

Resumo

Este artigo busca entender a intenção da mídia por trás do sistema de comentários de leitores analisando seu próprio discurso, apresentado nos termos e condições de uso da plataforma. A investigação é uma tentativa de desvendar, na linha de conduta exposta pelo veículo, o que estes esperam ao manter o dispositivo, mesmo depois deste ter se mostrado um problema na sua administração, já que requer um investimento alto na moderação de postagens, e por não terem encontrado um papel sólido na rotina produtiva dos veículos. A partir da dissecação detalhada deste texto, de orientações de uso disponibilizado nas páginas dos veículos, e a partir dos pressupostos do Contrato Midiático de Pratrick Charaudeau, este artigo analisa os textos disponíveis aos leitores que se dispõem a comentar nos sites dos jornais Folha de S. Paulo, que adota um modelo pré-moderado de inserção, e O Globo, que prefere a postagem de moderação posterior. O resultado do estudo mostra que os veículos não querem, efetivamente, promover um diálogo com leitores por meio da plataforma e estão, substancialmente, preocupados em manter o controle do dito. 

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Biografia do Autor

Thaísa Cristina Bueno, Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão e doutora em Comunicação Social pela PUC-RS

Doutora em Comunicação Social pela PUC do Rio Grande do Sul. Tem Mestrado em Letras pela UFMS e atualmente atua como professora adjunta no curso de Comunicação Social - Jornalismo, na UFMA, em Imperatriz (MA). Integra o grupo de estudos GCiber (Grupo de Estudos em Comunicação e Cibercultura) e o grupo Ciberjor, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2017-01-24

Como Citar

Bueno, T. C. “Contrato midiático E condições De Uso: Um Aceno Sobre a Expectativa Dos veículos Ao Disponibilizar a Plataforma De comentários De Leitores Em Suas páginas Na Web”. Intexto, nº 38, janeiro de 2017, p. 117-33, doi:10.19132/1807-8583201738.117-133.

Edição

Seção

Artigos