A Rede Globo no ecossistema da Social TV: uma análise sobre as postagens do perfil @redeglobo no Twitter

Autores

  • Daiana Sigiliano Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriela Borges Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201636.103-120

Palavras-chave:

Social TV. Televisão. Twitter. Rede Globo. Monitoramento.

Resumo

Este artigo pretende discutir os recursos explorados pela Rede Globo para engajar os telespectadores interagentes na Social TV. O fenômeno marca a convergência da experiência televisiva com a arquitetura informacional da social media, em que o público compartilha suas impressões nas redes sociais de maneira síncrona à exibição dos programas na grade de programação. Com o intuito de refletir sobre práticas adotadas pela Rede Globo, no âmbito da Social TV, foi realizado um monitoramento das postagens do perfil da emissora no Twitter durante uma semana. Posteriormente, foram analisadas as publicações a partir de três perspectivas: o uso da hashtag, o fluxo gerado no microblogging e os tipos de conteúdos compartilhados. Conclui-se que apesar irem ao encontro das potencialidades da Social TV, as ações da emissora no Twitter não concretizam uma relação de colaboração e coautoria com o telespectador interagente.

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Biografia do Autor

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora da Rede Obitel (Equipe UFJF) e da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela
PUC-SP, com estágios nas Universidades Autônoma de Barcelona, Dublin Trinity College e Algarve. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora da rede
de pesquisadores Obitel Brasil/UFJF.

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

Sigiliano, D., e G. Borges. “A Rede Globo No Ecossistema Da Social TV: Uma análise Sobre As Postagens Do Perfil @redeglobo No Twitter”. Intexto, nº 36, agosto de 2016, p. 103-20, doi:10.19132/1807-8583201636.103-120.

Edição

Seção

Artigos