Representações visuais da mulher leitora: notas sobre as transmutações de uma prática cultural

Autores

  • Fabrício José Nascimento da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paulo Bernardo Ferreira Vaz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.421-455

Palavras-chave:

Leitura. História da leitura. Leitura feminina. Representação visual. Imaginário. Objetos impressos. Prática cultural.

Resumo

O trabalho apresenta resultados parciais de uma investigação que busca apreender o lugar simbólico-respresentacional ocupado/destinado às mulheres no âmbito da história da leitura. Para tanto, adota como universo empírico figurações e experiências visuais concebidas por artistas plásticos e fotógrafos no contexto geral da história da arte. Tendo por objeto empírico um vastíssimo conjunto de obras pictóricas e fotográficas, o estudo analisa três momentos específicos nos quais os gestos de leitura empreendidos pelas mulheres e o seu contato com os objetos impressos configuravam-se segundo quadros de sentido amplamente enraizados na esfera cultural, a saber: a mãe zelosa que transmite a seus filhos, por meio da leitura, os preceitos e normas que amparavam a vida religiosa e comunal na Idade Média; as moças sonhadoras do período romântico que fizeram da leitura, tanto pública quanto privada, um recurso de auto-formação individual e emancipador; e, por fim, a leitura como uma prática corriqueira e incorporada ao dia-a-dia das mulheres “modernas”, estejam elas em casa ou no espaço coletivo, em momentos de lazer ou em atividades laborais. Ao fim desse percurso, ressalta-se que a leitura é uma prática cultural de apreensão e simbolização do mundo cujos gestos, fazeres e representações assentam-se, em larga medida, nas distintas matrizes de significação que conformam e informam a vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício José Nascimento da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário, mestre e doutor em ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Atualmente professor adjunto I da Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG. 

Paulo Bernardo Ferreira Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1974), mestrado em Editoração e Audiovisual (1980), diploma de estudos aprofundados (DEA) em Audiovisual e Telemática (1981), doutorado em Comunicação e Educação (1983) pela Université de Paris XIII (Paris-Nord) e Pós-Doutorado pela Universidade do Minho (2010). Professor Visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (Mestrado e Doutorado). Professor colaborador junto ao Programa de Mestrado Interdisciplinar em Estudos Culturais Contemporâneos da FUMEC. Desenvolve pesquisas sobre design gráfico, fotojornalismo, imagem, tipografia e publicidade na midia impressa. Coordena projeto de cooperação CAPES-FCT entre pesquisadores da UFMG (grupos de Tramas Comunicacionais e Gris) e a Universidade do Minho/Portugal.

Referências

ABADIA de Fontevraud. Escultura fúnebre para a tumba de Leonor de Aquitania. França. Disponível em: <http://vidasfamosas.com/2010/05/21/leonor-de-aquitania-corazon-de-leona/>. Acesso em: 19 out. 2015.

ALBERT, Micah. At the Dandora dump. 2013. 1 fotografia, color. Foto apresentada na mostra World Press Photo 2013, organizada pela Caixa Cultural Brasília. Disponível em: <http://www.micahalbert.com/buried-in-dandora/k6i98xdwvb0dc33igxi7r891cdzpew>. Acesso em: 19 out. 2015.

ALLORI, Alessandro. Madalena Penitente. 1602. 1 original de arte. Disponível em: <http://www.atlantedellarteitaliana.it/index.php?artwork=1420&lang=english>. Acesso em: 19 out. 2015.

BEHMER, Hermann Fenner. Leito ávido. [1906]. Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-CHomiEKiYZQ/UUoIzermEmI/AAAAAAAAil8/DJSVa3AC1T0/s1600/Fenner-Behmer,+Hermann+(1866%E2%80%931913)+Der+B%C3%BCcherworm,+ca.+1910.jpg>. Acesso em: 19 out. 2015.

BENNER, Emmanuel. Maria Madalena no deserto. 1886. 1 original de arte. Disponível em: http://almacattleya.blogspot.com.br/2011/09/perche-si-legge.html. Acessado em: 19/10/2015.

BERNÁRDEZ, Asunción. Pintando la lectura: mujeres, libros y representación en el siglo de oro. Edad de oro, v. 26, p. 67-89, 2007. Disponível em: <http://eprints.ucm.es/10411/1/Pintando_la_lectura_Edad_de_Oro.pdf>. Acesso em: 19 out. 2015.

BLONCOURT, Gérald. Ônibus biblioteca na cidade de Levallois Perret, França. [1960]. Fotografia, preto e branco. Disponível em: <http://books0977.tumblr.com/image/115819490262>. Acesso em: 19 out. 2015.

BOLLMANN, Stefan. Mulheres que lêem são perigosas. Lisboa: Quetzal Editores, 2007.

BOTERO, Fernando. Mulher lendo. [2002]. Disponível em: <http://arvoreestante.blogspot.com.br/search/label/BOTERO%20%28Fernando%29>. Acessado em: 19/10/2015.

BROWN, Delia. Lendo na sala vermelha 2. [2006]. Disponível em: <http://www.deliabrown.net/Delia_Brown/Images/Pages/Forsaken_Lover.html#1>. Acessado em: 19 out. 2015.

BURKE, Peter. Pintores como historiadores na Europa do século 19. In: MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornelia; NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005, p.15-32.

CASA NOVA, Vera. Tal imagem, qual texto? Ou tal texto, qual imagem?. In: MARTINS, Aracy Alves et al. Livros e telas. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.144-148.

CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 2002, 2 v. (Múltiplas escritas, v. 2).

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRARD, Jean. A invenção do cotidiano: uma leitura, usos. Projeto História, São Paulo, v. 17, p. 29-44, nov. 1998.

CHARTIER, Roger. Mulheres de papel: prefácio. In: LACERDA, Lilian de. Álbum de leitura: memórias de vida, histórias de leitoras. São Paulo: Unesp, 2003, p. 17-24.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

CLEVE, Joos van. Anunciação. 1525. 1 original de arte. Disponível em: <http://pt.wahooart.com/@@/8Y375J-Joos-Van-Cleve-o-anuncia%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 19 out. 2015.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009.

DALARUN, Jacques. O olhar de clérigos. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das mulheres no Ocidente: a Idade Média. Porto: Edições Afrontamento, 1990. p.29-63.

DIRCEY. Frank. The Novel: a lady in a garden reading a book. [1880-1888]. Disponível em: <https://anemalon.files.wordpress.com/2012/08/r2bfrank2bdicey2b25281838-188825292bthe2bnovel252c2ba2blady2bin2ba2bgarden2breading2ba2bbook-2b252822529.jpg>. Acesso em: 19 out. 2015.

ESTACHON, Louis Antoine. Leitura no parque. [1850]. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6a/Louis_Antoine_Estachon_Lesende_in_Parklandschaft_1858.jpg>. Acesso em: 19 out. 2015.

EYCK, Jan van. Maria com o menino que lê. 1433. Disponível em: <http://pt.wahooart.com/@@/8XYBH2-Jan-Van-Eyck-o-%60ince%60-sal%C3%A3o-madonna-(a-virgem-e-crian%C3%A7a-leitura>. Acesso em: 19 out. 2015.

FABRIANO, Antonio da. São Jerônimo no scriptorium. 1451. 1 original de arte. Disponível em: <http://lh3.ggpht.com/-2T80a1Ol2KE/UV1f4jLz6rI/AAAAAAAAF7k/M6grqP_3CCI/s1600-h/clip_image002%25255B4%25255D.jpg>. Acesso em: 19 out. 2015.

FRUGONI, Chiara. A mulher nas imagens, a mulher imaginada. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das mulheres no Ocidente: a Idade Média. Porto: Edições Afrontamento, 1990, p.461-511.

GOULEMOT, Jean-Marie. Esses livros que se lêem com uma só mão: leitura e leitores de livros pornográficos no século XVIII. São Paulo: Discurso Editorial, 2000. (Clássicos e comentadores).

HASENCLEVER, Peter. A sentimental. [1847]. Disponível em: <https://rceliamendonca.files.wordpress.com/2012/06/johann-peter-hasenclever-1810-1853-the-sentimental.jpg>. Acesso em: 19 out. 2015.

HOPPER, Edward. Lobby de hotel. [1943]. Disponível em: <http://www.todocuadros.com/tienda/reproducciones-oleo/hopper/lobby-hotel>. Acessado em: 19 out. 2015.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996, 2 v.

JAUSS, Hans Robert. Pour une esthetique de la recepcion. Paris: Gallimard, 1990.

LYONS, Martyn. Os novos leitores no século XIX: mulheres, crianças, operários. In: CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 2002, v. 2, p. 165-202.

MANGUEL, Alberto. O espectador comum: a imagem como narrativa. In: Lendo imagem: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 201, p.15-33.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Rumo a uma "história visual". In: MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornelia; NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005, p.33-56.

METZKES, Harald. Mulheres cultas. [2001]. Disponível em: <http://matematica-old.unibocconi.it/donne2008/donneleggono01.jpg>. Acesso em: 19 out. 2015.

NIEMEYER, John Henry. Sonhadora. [1881]. Disponível em: <http://www.artnet.com/artists/john-henry-niemeyer/wistful-Qz68Og-zUQfNnJSrvpf5sQ2. Acesso em: 19 out. 2015.

PEPONNIER, Françoise. O universo feminino: espaços e objetos. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das mulheres no Ocidente: a Idade Média. Porto: Edições Afrontamento, 1990, p.441-459.

PERROT, Michelle. Escrever uma história das mulheres: relato de uma experiência. Cadernos pagu, v.4, p.9-28, 1995. (Dossiê: História das mulheres no Ocidente)..

PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

PIGLIA, Ricardo. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

RICOEUR, Paul. Mundo do texto e mundo do leitor. In: Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1997, p.273-314, v.3.

RIZA, Mo. Na plataforma lendo. [2006]. Fotografia, color. Disponível em: <http://p3.publico.pt/sites/default/files/livro_flickr.jpg>. Acesso em: 19 out. 2015.

ROUSSEL, Theodore. Moça que lê. [1887]. Disponível em: <https://elianaatihe.files.wordpress.com/2013/01/leitora-nua.jpg>. Acesso em: 19 out. 2015.

SOLMSSEN, Kurt. Leitura de verão. [2003]. Disponível em: <http://kurtsolmssen.net/images/2003sum.jpg>. Acessado em: 22 out. 2015.

TIEPOLO, Giambattista. Educação da virgem. 1732. Disponível em: <http://www.niceartgallery.com/pt/Giovanni-Battista-Tiepolo/The-Education-of-the-Virgin-Mary-1732.html>. Acesso em: 19 out. 2015.

WATT, Ian. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

WEYDEN, Rogier van der. Tríptico da Anunciação. [1434-1440]. 1 original de arte. Disponível em: <http://virusdaarte.net/wp-content/uploads/2014/11/pres%C3%A9p1.png>. Acesso em: 19 out. 2015. 19/10/2015.

WILKIE, David. Reading the Will. [1820]. Disponível em: <http://www.wikiart.org/en/david-wilkie/reading-the-will-1821>. Acesso em: 19 out. 2015.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Silveira, F. J. N. da, e P. B. F. Vaz. “Representações Visuais Da Mulher Leitora: Notas Sobre As transmutações De Uma prática Cultural”. Intexto, nº 34, dezembro de 2015, p. 421-55, doi:10.19132/1807-8583201534.421-455.