Mudanças estruturais e ensino de jornalismo: o papel do professor nos novos rumos do jornalismo brasileiro

Autores

  • Rafael Pereira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Boanerges Balbino Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201635.137-153

Palavras-chave:

Ensino. Jornalismo. Ethos. Habitus.

Resumo

O jornalismo contemporâneo é reconfigurado por transformações na produção e a veiculação das notícias, em paralelo, temos a integração tecnológica e a convergência midiática. Simultaneamente, temos um alargamento do campo entrelaçando atividades e competências dos profissionais. Destarte, o artigo reflete sobre os desafios e o papel dos professores e dos cursos de jornalismo neste cenário. Como metodologia, utilizamos uma revisão de literatura baseada nos estudos sobre o ethos e o habitus jornalístico sob a ótica de Traquina, Bourdieu e Cavalcanti, associada a um suporte de entrevistas realizadas entre 2011 e 2014 com dois grupos de jornalistas, um deles ligado à midia tradicional e o outro às assessorias de imprensa. Entre as considerações, destaca-se a necessidade de se pensar, ensinar e praticar jornalismo de maneira consciente, evitando-se as lacunas entre os aspectos acadêmicos e mercadológicos e estimulando o fomento à percepção evidenciada pelas múltiplas identidades do jornalista contemporâneo, envolto em habilidades e competências diversificadas.

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Biografia do Autor

Rafael Pereira da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista graduado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), Especialista em Comunicação Empresarial pelo Cemp/UFJF (2013), Mestre em Comunicação e Sociedade, na linha de pesquisa Comunicação e Identidades no PPGCom / UFJF. Área de atuação: Telejornalismo, Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Mídias Sociais. Áreas de interesse: Jornalismo e Sociedade, Assessoria de Imprensa/Comunicação, Telejornalismo, Mídia, Comunicação e Identidades.

Boanerges Balbino Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, professor e pesquisador. Pós-doutorando em Jornalismo pelo Programa CAPES/PNPD na UEPG (PR), Doutor (pela UFRJ) e mestre (pela UMESP) em Comunicação, autor de livros, coordenador de pós-graduação e professor do PPGCom na UFJF (MG). Diretor do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ. Professor Orientador e coautor do trabalho

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

da Silva, R. P., e B. B. Lopes. “Mudanças Estruturais E Ensino De Jornalismo: O Papel Do Professor Nos Novos Rumos Do Jornalismo Brasileiro”. Intexto, nº 35, abril de 2016, p. 137-53, doi:10.19132/1807-8583201635.137-153.

Edição

Seção

Artigos