Melodrama, uma poética do povo

Autores

  • Danielle Crepaldi Carvalho Instituto de Estudos da Linguagem (IEL - UNICAMP). Doutoranda em Teoria e História Literária.

Palavras-chave:

Melodrama. Teatro popular. Cinema.

Resumo

No início do XIX, surge na capital francesa uma nova estética teatral, centrada na encenação: a deslocar a percepção do “poético” do espaço da linguagem para o âmbito da cena; a falar diretamente para os populares que ocupavam as plateias, reproduzindo-os também na ribalta, em obras que pela primeira vez os tomavam por tema central. Gênero ilustrativo dessa vertente artística foi o melodrama, ao qual se dedica Jean-Marie Thomasseau em Mélodramatiques, compilação dos artigos mais recentes deste que é, quiçá, o principal estudioso do assunto no mundo – obra à qual se dedica esta resenha.

 

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Biografia do Autor

Danielle Crepaldi Carvalho, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL - UNICAMP). Doutoranda em Teoria e História Literária.

Graduada em Letras (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolveu pesquisa de Mestrado sobre a produção teatral de Coelho Netto de fins do século XIX (2009). Atualmente é Doutoranda pela mesma instituição. Pesquisa as crônicas publicadas em periódicos brasileiros dos anos de 1890 a 1920, procurando compreender a relação que cronistas estabeleceram com o cinema.

Referências

FARIA, João Roberto. Ideias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2001.

THOMASSEAU, Jean-Marie. Mélodramatiques. Saint-Denis: Presses Universitaires de Vincennes, 2009.

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

Carvalho, D. C. “Melodrama, Uma poética Do Povo”. Intexto, nº 31, dezembro de 2014, p. 248-52, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/45116.

Edição

Seção

Resenha