Só preto sem preconceito

Autores

  • Ricardo Fabrino Mendonça
  • Paulo Bernardo Ferreira Vaz UFMG

Palavras-chave:

Negro-mestiço. Narrativa imagética. Identidade/Alteridade.

Resumo

Este trabalho realiza um passeio analítico pela narrativa imagética elaborada por jornais impressos de grande circulação, a fim de constatar a forma como negro-mestiços são representados nesses discursos de indubitável força. A análise de tais imagens será comparada a outra narrativa imagética: aquela estampada em livros didáticos de história. O trabalho constata a recorrência de certos padrões de representação visual que em nada contribuem para a construção de uma imagem positiva acerca do negro. É importante destacar o papel de tais narrativas na tessitura de identidades, permanentemente modificadas por interpelações discursivas. O papel dessas narrativas vê-se reforçado em tempos de valorização da imagem, especialmente em um país com grande número de não-leitores de textos. A última parte do texto busca levantar algumas possibilidades alternativas de um outro tipo de representação deste Outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Fabrino Mendonça

Doutorando em Comunicação Social pela UFMG

Paulo Bernardo Ferreira Vaz, UFMG

Doutor em Ciências da Educação e da Comunicação pela Université de Paris Nord (Paris XIII). Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG

Downloads

Como Citar

Mendonça, R. F., e P. B. F. Vaz. “Só Preto Sem Preconceito”. Intexto, nº 14, dezembro de 2008, p. 93-108, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4253.

Edição

Seção

Artigos