Convivência urbana, lugar de fala e construção do sujeito

Autores

  • Vera Regina Veiga França UFMG

Palavras-chave:

Cidadania. Rádio. Espaço público.

Resumo

A cidadania, hoje, mais do que um conjunto de deveres e direitos (cívicos, sócio-econômicos e políticos) tem sido pensada na acepção de luta, intervenção política, construção de sujeitos. Nesse sentido, ela encontra uma grande confluência com a problemática da comunicação, do espaço público, da construção do lugar de fala. Entendemos que a luta pela cidadania, que se inscreve num terreno marcado pelas racionalidades típicas das estruturas hegemônicas de poder (das "verticalidades", conforme discussão de M. Santos), depende também das soluções a serem buscadas e construídas localmente - e passam por essa construção de novos lugares de fala, ou espaços públicos periféricos. É este o eixo de nossa reflexão, que tem como objeto de estudo específico a experiência da Rádio Favela - uma rádio criada e desenvolvida por um grupo de moradores de uma favela da cidade de Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Regina Veiga França, UFMG

Pós-Doutorado. Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, EHESS, França. Doutorado em Ciências Sociais. Université Paris V (René Descartes), U.P. V, França. Mestrado em Antropologia Social e Sociologia Comparada. Université Paris V (René Descartes), U.P. V, França.

Downloads

Como Citar

França, V. R. V. “Convivência Urbana, Lugar De Fala E construção Do Sujeito”. Intexto, nº 7, dezembro de 2008, p. 47-57, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3392.

Edição

Seção

Artigos