A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)

Autores

  • Adriana Schryver Kurtz ESPM/RS

Palavras-chave:

Indústria Cultural. Cinema. Fascismo. Estética Totalitária.

Resumo

O artigo reconstrói a trajetória do debate relacionado à recepção da filmografia de Leni Riefenstahl, a autora dos mais importantes filmes de propaganda hitlerista. A dimensão linear e estetizante, tomada como pólo da leitura dessa filmografia, é flagrada e criticada pela autora, num trabalho que recupera a estratégia de interpretação da cultura proposta pelos mais expressivos representantes da teoria crítica.

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Biografia do Autor

Adriana Schryver Kurtz, ESPM/RS

Doutorado em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Mestrado em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Kurtz, A. S. “A Teoria crítica E O Cinema De Propaganda totalitária: Convergências Entre O Nazi-Fascismo E a Indústria Cultural (e Algumas Palavras Sobre Riefenstahl E O pós-Moderno)”. Intexto, nº 1, abril de 2008, p. 22-35, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3297.

Edição

Seção

Artigos