Algumas considerações sobre a história e a atualidade do conceito de 'massa' para a teoria da comunicação

Autores

  • Marcio Acselrad Unifor - Universidade de Fortaleza
  • Savio Felix Mota UNIFOR

Palavras-chave:

Massa. Cultura de massa. Teoria da comunicação.

Resumo

Original e caro aos estudiosos da teoria da comunicação desde seus primórdios, o conceito de massa, bem como diversas expressões idiomáticas em que o mesmo aparece, encerra já uma longa história. O presente artigo busca contribuir para a reflexão sobre a história desse conceito bem como pensar seu possível uso no atual estágio de desenvolvimento das tecnologias de comunicação. Para isso, buscaremos dialogar com os usos do termo, presentes em autores de referência, tanto funcionalistas quanto críticos, bem como trazer novas perspectivas que propiciem uma reflexão sobre a atualidade do conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Acselrad, Unifor - Universidade de Fortaleza

Doutor em Comunicação pela UFRJ e Professor Titular da UNIFOR – Universidade de Fortaleza e da FA7, Faculdade Sete de Setembro. Coordenador do Cineclube Unifor e do LABGRAÇA – Laboratório de Estudos do Humor e do Riso. e-mail: macselrad@gmail.com

Savio Felix Mota, UNIFOR

Graduando de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza. CE. Pesquisador do Labgraça e Monitor da disciplina Sociedade, Cultura e Mídia.

Downloads

Publicado

2011-07-12

Como Citar

Acselrad, M., e S. F. Mota. “Algumas considerações Sobre a história E a Atualidade Do Conceito De ’massa’ Para a Teoria Da comunicação”. Intexto, nº 24, julho de 2011, p. 5-17, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/14872.

Edição

Seção

Artigos