A história da independência do Clarín.com e as mudanças no processo de convergência com o jornal impresso

Autores

  • Mauro César Silveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Convergência de mídias. Clarín.com. Jornal Clarín.

Resumo

O êxito editorial do portal de notícias Clarín.com está alicerçado, em boa parte, na sua histórica independência em relação ao jornal que lhe deu origem. Mas esse caminho marcado pela autonomia convive, desde 2008, com a reestruturação do maior conglomerado de mídia da Argentina, que segue a tendência mundial de integração entre as redações do impresso e do online, apontada por autores como Salaverría e Negredo. A análise do processo de convergência, ainda em implantação, indica que esse grupo de comunicação enfrenta um dos grandes desafios do jornalismo contemporâneo: como manter a identidade dos dois formatos jornalísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro César Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em História Ibero-Americana pela PUC/RS. Autor dos livros Adesão Fatal(EDIPUCRS); e A Batalha de Papel(L&PM). Coordena o projeto de pesquisa “Clarín.com e as possibilidades de convergência entre o jornalismo impresso e o jornalismo digital” e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2010-03-12

Como Citar

Silveira, M. C. “A história Da Independência Do Clarín.Com E As mudanças No Processo De Convergência Com O Jornal Impresso”. Intexto, nº 21, março de 2010, p. 37-56, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/9549.

Edição

Seção

Artigos