Política, opinião e controvérsia: as estratégias do jornal Gazeta do Povo no Facebook e a relação com o público leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201947.226-250

Palavras-chave:

Facebook. Gazeta do Povo. Estratégias. Distribuição de conteúdo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar o modo pelo qual a Gazeta do Povo tem utilizado o Facebook como plataforma de distribuição de conteúdo. Após a reestruturação do periódico em junho de 2017, a rede social tem demonstrado ser um importante canal de divulgação do material produzido pelo veículo. Tendo isso em vista, a pesquisa busca compreender a lógica de uso da ferramenta, a partir dos temas mais explorados, bem como o gênero e a abrangência das postagens, relacionando estas características com o retorno em relação ao número de curtidas, comentários e compartilhamentos. A pesquisa também analisa o espaço destinado às questões políticas e aqueles temas classificados como controversos, identificando como eles se apresentam na cobertura a partir do gênero jornalístico. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo quantitativa, e as variáveis foram criadas a partir de Larsson (2016) e Weber (2014), para a categorização de 820 postagens realizadas durante 15 dias de cobertura por meio da fanpage no Facebook. Os resultados indicam que o veículo opta por publicar notícias de política em sua fanpage, e que o público tende a comentar mais em notícias políticas com temas controversos.

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Biografia do Autor

Camilla Quesada Tavares, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)/Universidade Federal Fluminense (UFF).

Professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Pesquisadora do Laboratório de Mídia e Democracia (LAMIDE/UFF), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (GEMIDI/UEPG), e é pesquisadora associada do grupo de pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA). Editora-executiva da Revista Contracampo (PPGCOM/UFF). Desenvolve pesquisas sobre as transformações no jornalismo, cobertura jornalística, comunicação política e campanhas eleitorais.

Michele Goulart Massuchin, Doutora; Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Opinião Pública (da UFPR) e do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política, Partidos e Eleições (da UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS), vinculado à UFMA e registrado no CNPq. Faz parte do Conselho da Editora UFMA na gestão 2016/2017. É editora da Revista Compolítica, periódico científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política (Compolítica). Durante o doutorado fez estágio de pesquisa na Universidad de Valladolid (UVa - Espanha) e, atualmente, é pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa NUTECO - Nuevas Tecnologias en Comunicación, da mesma universidade. Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: campanhas eleitorais, metodologia de pesquisa, jornalismo político, produção jornalística, comunicação e gênero e política e internet.

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Publicado

2019-08-06

Como Citar

Quesada Tavares, C., e M. Goulart Massuchin. “Política, opinião E controvérsia: As estratégias Do Jornal Gazeta Do Povo No Facebook E a relação Com O Público Leitor”. Intexto, nº 47, agosto de 2019, p. 226-50, doi:10.19132/1807-8583201947.226-250.

Edição

Seção

Artigos