Além da publicidade: estratégias da promocionalidade no lançamento de um programa televisivo

Autores

  • Janderle Rabaiolli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.125-145

Palavras-chave:

Promocionalidade. Estratégias. Televisão. Publicidade. Transmidiação.

Resumo

O artigo parte da ampliação da noção de publicidade, abordando a promocionalidade como movimento inerente ao fazer televisual, que se expande para outras plataformas, promovendo pessoas, marcas, produtos, eventos, etc. Assim, objetiva analisar as estratégias promocionais empregadas no lançamento de uma telenovela. Procurando entender o dito e como se diz, ou seja, os mecanismos discursivos empregados para promover o programa, recorre à semiótica como aporte teórico-metodológico que embasa o exame dos textos e de sua relação com o contexto. Como resultados observam-se: engenharia voltada à valorização da emissora; diversidade de formatos que flutua entre a reiteração e a inovação; percurso discursivo multiplataforma de apresentação da telenovela e que visa a consolidar o programa midiático como marca. Entende-se que a emissora realize uma promoção cruzada, recorrendo à web para reverberar o programa televisivo em busca do efeito de infinitas possibilidades, distante da plenitude da televisão interativa.

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Biografia do Autor

Janderle Rabaiolli, Universidade Federal de Santa Maria

Publicitário, Mestre em LEtras, Doutor em Comunicação e Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Rabaiolli, J. “Além Da Publicidade: Estratégias Da Promocionalidade No lançamento De Um Programa Televisivo”. Intexto, nº 39, maio de 2017, p. 125-4, doi:10.19132/1807-8583201739.125-145.

Edição

Seção

Artigos