Discurso e imagem: possibilidades metodológicas para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.177-200Palavras-chave:
Fotojornalismo. Análise de discurso. Enunciação. Posicionamento discursivo. Psicologia da percepção.Resumo
Sabe-se que as diferentes abordagens desenvolvidas no interior da Análise de Discurso se ocuparam principalmente com práticas discursivas elaboradas a partir de materiais linguísticos, o que tornam bastante consistentes as possibilidades metodológicas voltadas para o estudo de textos verbais, como ocorre com a literatura, o jornalismo impresso ou publicidade, por exemplo. A partir desse cenário, apresentamos os limites e as possibilidades de uma metodologia de análise da imagem fotojornalística, fundamentada em uma visão discursiva da linguagem. Para tanto, o estudo propõe uma metodologia que considera os pressupostos teóricos da Análise de Discurso e as possíveis contribuições da psicologia da percepção, desenvolvidas por Ernst Gombrich para o estudo do fotojornalismo. Tem-se, então, como resultado, um conjunto formado por três categorias de análise do fotojornalismo, que considera as implicações históricas e ideológicas e suas relações com a matéria não verbal na constituição da semiose do jornalismo impresso.Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990a, p. 11-25.
BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990b, p. 27-43.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.
FIORIN, José Luis. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.
FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. São Paulo: Vega, 1989.
GOMBRICH, Ernest. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GOMBRICH, Ernest. Meditações sobre um cavalinho de pau: e outros ensaios sobre teoria da arte. São Paulo: EDUSP, 1999.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 4. ed. Campinas: Papirus, 1996.
LIMA, I. A fotografia é a sua linguagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.
MAINGUENEAU, D. Termos-chave da análise do discurso. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
METZ, Christian. Para além das imagens. In: METZ, Christian et al. A análise das imagens. Petrópolis: Vozes, 1973. p. 1-18.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e métodos. Campinas: Pontes, 1999.
PINTO, Milton José. Semiologia e Imagem. In: BRAGA, José Luiz. A encenação dos sentidos: mídia, cultura e política. Rio de Janeiro: Diadorim/COMPÓS, 1995. v. 1.
PREMIO EXXON Mobil de Jornalismo. De repente, a violência. [S.I.], 2015a. Disponível em: <http://www.premioexxonmobil.com.br/site/popup/pop_fotografia_1968c.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016.
PREMIO EXXON Mobil de Jornalismo. Qualquer semelhança... [S.I.], 2015b. Disponível em: <http://www.premioexxonmobil.com.br/site/popup/pop_fotografia_1986.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016.
PREMIO EXXON Mobil de Jornalismo. Todos negros. [S.I.], 2015. Disponível em: <http://www.premioexxonmobil.com.br/site/popup/pop_fotografia_1983.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
VERON, Eliseo. A produção de sentido. São Paulo: Cultrix,1980.
VERON, Eliseo. El análisis del contrato de lectura: un nuevo método para los estudios de posicionamiento en los soportes de los media. In: INSTITUT DE RECHERCHES et d'études publicitaires (Org.). LES MEDIAS: experiences, recherches actuelles, aplications. Paris: IREP, 1983. p. 60-88.
VILCHES, L. Teoría de la imagen periodística. Barcelona: Paidós, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Nelson Soares Pereira Junior, Giovandro Marcus Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.