Das redes informais às redes deliberativas: mídia, públicos reflexivos e cidadania

Autores

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques

Palavras-chave:

Mídia. Cidadania. Deliberação.

Resumo

O objetivo desse trabalho é revelar as imbricadas relações entre três redes comunicacionais distintas: redes informais, redes informacionais e redes deliberativas. Nosso interesse foca-se no esforço de construção de um espaço público capaz de criar uma relação de proximidade entre o governo local e a sociedade civil. A interação entre atores políticos e sociais requer diálogo, cooperação mútua e, sobretudo, o reconhecimento de que as dinâmicas culturais são cruciais para a renovação dos processos institucionais e administrativos. Argumentamos que a mídia pode trazer contribuições valiosas para a ampliação de nosso entendimento sobre os conceitos de movimentos sociais, cidadania e deliberação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Cristina Salgueiro Marques

Mestre em Comunicação Social pela UFMG, Doutoranda em Comunicação Social e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mídia e Espaço Público do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG

Downloads

Como Citar

Marques, Ângela C. S. “Das Redes Informais às Redes Deliberativas: Mídia, Públicos Reflexivos E Cidadania”. Intexto, nº 14, dezembro de 2008, p. 109-27, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4254.

Edição

Seção

Artigos