La ciberciudad: una visión de lo social y lo urbano desde la cibernética, la sistémica y la comunicología

Autores

  • Jesús Galindo Cáceres

Palavras-chave:

Cibercultura. Cibercidade. Cibernética. Sistêmica. Comunicologia.

Resumo

Partindo da observação sobre o mundo social contemporâneo e sua complexa rede de relações e associações, pleiteia-se no texto a necessidade de conceitos e marcos de organização conceitual mais complexos que aqueles existentes. Um destes conceitos é a cibercultura e alguns destes novos marcos de organização conceitual são a cibernética, a sistêmica e a comunicologia. O ponto de vista básico desta proposta é que uma visão da cibercultura fundamentada nas imagens dos computadores e da internet não é suficiente, o poder da palavra aparece quando se examina um conceito construído em nossas melhores visões científicas contemporâneas. Aí se desenvolve o corpo do texto. A cibercultura é um conceito que associa a reflexividade, a complexidade, a construtividade e a criação. O melhor lugar para sua aplicação é a forma elementar de nossa ecologia da vida social, a cidade, que vista desde a cibercultura será uma cibercidade, com todo o que isto implica em pensamento, comunicação e ação na trama e urdidura da complexidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesús Galindo Cáceres

Prof. Dr. en Ciencias Políticas y Sociales (Universidad Iberoamericana/México) Coordinador del Doctorado en Comunicación (Universidad Veracruzana/ México) REDECOM - Red de estudios en teoría de la comunicación

Downloads

Como Citar

Cáceres, J. G. “La Ciberciudad: Una visión De Lo Social Y Lo Urbano Desde La cibernética, La sistémica Y La comunicología”. Intexto, nº 12, dezembro de 2008, p. 15-35, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4188.

Edição

Seção

Artigos