Porto dos Milagres: diálogo com a realidade social e construção de símbolos de pertencimento

Autores

  • Vera Regina Veiga França al Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula Guimarães Simões

Palavras-chave:

Telenovela Brasileira Contemporânea. Representações Políticas e Sócio-Culturais. Imaginário.

Resumo

Este artigo analisa uma telenovela brasileira contemporânea (Porto dos Milagres, Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, Rede Globo, 21h, 2001) como um cenário em que são produzidas representações políticas e sócio-culturais sobre a vida social. O texto busca mostrar como essa narrativa midiática fornece elementos para a construção do imaginário popular e de símbolos de identificação e pertencimento e revela que as discussões empreendidas na ficção mantêm estreita relação com a realidade social. Assim, o texto procura demonstrar que a telenovela ocupa um lugar privilegiado no movimento de construção de uma identidade nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Regina Veiga França, al Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutorado. Escole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, EHESS, França. Doutorado em Ciências Sociais. Université Paris V (René Descartes), U.P. V, França. Mestrado em Antropologia Social e Sociologia Comparada. Université Paris V (René Descartes), U.P. V, França.

Downloads

Publicado

2008-04-20

Como Citar

França, V. R. V., e P. G. Simões. “Porto Dos Milagres: Diálogo Com a Realidade Social E construção De símbolos De Pertencimento”. Intexto, nº 9, abril de 2008, p. 12-29, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3633.

Edição

Seção

Artigos