Jornalismo esportivo e imparcialidade

o caso Fla-Press

Autores

  • Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carmelo Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Fla-Press. Jornalismo. Mídia.

Resumo

Em poucas palavras, podemos definir a Fla-Press como a crença dos torcedores dos grandes clubes do Rio de Janeiro (Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama) de que o Flamengo recebe maior e mais positiva cobertura da mídia, caracterizando quase um “complô midiático”. Nesse artigo, partimos desse suposto “mito social” para investigarmos questões como a imparcialidade jornalística, o ceticismo midiático e a percepção do público sobre as notícias.

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Biografia do Autor

Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj (PPGCOM/Uerj). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua no projeto de pesquisa "Meios de Comunicaçao, Idolatria, Identidade e Cultura Popular", onde foi bolsista por mais de um ano, sob orientação do Professor Ronaldo Helal. Também participa como voluntário do projeto "Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura", sob orientação da Professora Fátima Régis. É um dos editores do blog "Comunicação, Esporte e Cultura".

Carmelo Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj (PPGCOM/Uerj). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do grupo de pesquisa em Esporte e Cultura da Uerj.

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Publicado

2012-12-17

Como Citar

Picoreli Montanha, F. A. R., e C. Silva. “Jornalismo Esportivo E Imparcialidade: O Caso Fla-Press”. Intexto, nº 27, dezembro de 2012, p. 69-88, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/25730.

Edição

Seção

Artigos